Como não hesitar diante de decisões importantes

Tomar uma decisão é complicado para você? Facilite sua vida seguindo as dicas abaixo.

Nem sempre tomar uma decisão é fácil e muitas vezes durante a vida nos vemos entre a cruz e a espada. Como ninguém tem bola de cristal para saber o que pode dar certo ou não, é preciso pensar bem nas escolhas que temos a fazer. Assuntos que envolvem mudanças de emprego, relacionamentos e viagens, por exemplo, geram bastante angústia. Sim, é preciso ter coragem para enfrentar o que a vida impõe e basear-se nas opiniões alheias nem sempre é uma boa ideia. Para facilitar sua vida, leia as dicas abaixo e não hesite em tomar as decisões certas para você:

Publicidade

– Surgiu a grande dúvida e você se sente em uma encruzilhada. Caso precise da ajuda de outras pessoas, consulte somente aquelas em que realmente confia. É importante escutar quem passou por situações semelhantes. Outra tática importante é não ouvir opiniões demais, pois isto irá confundir sua cabeça. Além disso, opiniões diversas também vêm recheadas de carga emocional e podem fugir um pouco da razão. Veja bem com quem você irá se aconselhar!

– Agir no auge da emoção é a maior furada! Esfrie sua cabeça, isole-se, coloque uma música suave e tome sua decisão de cabecinha relaxada para não se arrepender depois. Ouça o coração e a razão de maneira consciente. E vale um alerta: ficar tempo demais pensando pode adiar a tomada da decisão. E isto não é bom;

– Ao tomar uma decisão, foque no seu futuro. Apegar-se a situações do passado fará com que você fique estacionada na sua vida e talvez lhe influencie negativamente;

Publicidade

– Quando você toma uma decisão ela pode afetar pessoas queridas e próximas. Pense nisto antes de dar um grande passo;

– A indecisão paralisa e pode levar você à depressão, principalmente se você deixar suas escolhas nas mãos dos outros;

– Dormir bem é importante para avaliar suas decisões. Quem dorme mal sofre com a redução da capacidade de identificar e diagnosticar as melhores opções para si. Relaxe e tenha boas noites de sono;

– Liste em uma folha todas as vantagens e desvantagens que as suas opções pode lhe trazer. Depois as leia atentamente. Isto ajudará a clarear sua mente.

– Faça exercícios de mentalização. Imagine os rumos que sua vida vai seguir seguindo as escolhas que se apresentam.

A dificuldade em tomar uma decisão pode estar baseada em diversos fatores. Veja:

Timidez ou fobia social

O medo da rejeição e a insegurança são fatores que impedem as pessoas de dar um passo à frente nas suas vidas.

Personalidade

Cada um possui uma maneira diferente e especial de enfrentar a vida. A personalidade influi muito nas decisões e na facilidade para tomá-las.

Críticas

Durante sua vida pessoas importantes como pais, professores e amigos criticaram as escolhas que você fez? Isto pode pesar e lhe deixar inseguro.

Publicidade

Comente