Como se tornar um operador de telemarketing

Muitos jovens estão iniciando sua vida profissional em uma carreira relativamente nova: a de operador de telemarketing. As empresas, com o objetivo de prestar atendimento aos seus clientes 24 horas por dia, investem cada vez mais na contratação desses profissionais. E as vantagens do operador é que ele trabalha seis horas diárias, sobrando tempo para estudar e manter outras atividades.

Publicidade

Mas o que faz um operador de telemarketing? Ele é o elo entre a empresa e o cliente. Parte do operador o primeiro contato para oferecer um serviço, promoção ou produto. Para se dar bem nessa área, a pessoa deve possuir as seguintes características: simpatia, pró-atividade, boa dicção, paciência, responsabilidade, jogo de cintura, facilidade de comunicação, capacidade para trabalhar sobre pressão, dinamismo, entre outras. E, sem dúvida, ter conhecimento necessário sobre o funcionamento da empresa, produtos e serviços.

Para começar na profissão a maior parte das empresas pede o ensino médio e mais de 18 anos. Mesmo assim, quem puder fazer cursos específicos irá sair na frente dos demais na hora de disputar um lugar no mercado. Portanto participe de treinamentos, palestras, leia bastante sobre a área em que você pretende ingressar.

A área de atuação do operador de telemarketing é muito ampla. Havendo a necessidade de qualquer empresa de se comunicar com o cliente, a vaga está aberta. Pode tanto ser em um Call Center ou na central do serviço de atendimento ao cliente. Existe também a possibilidade do operador ser terceirizado por uma empresa que presta serviços de telemarketing. As opções são muitas. Apenas é preciso saber tirar proveito delas.

Publicidade

E se você realmente está decidido a seguir na profissão, tenha consciência que irá passar praticamente todas as suas horas de trabalho sentado, com computador na sua frente, atendendo e recebendo dezenas de ligações. Para isso é preciso que você tome alguns cuidados. Veja quais são eles:

? Mantenha a tela do computador a uma distância de 60 centímetros;
? Deve haver espaço suficiente entre a mesa do trabalho e suas pernas. Elas devem ficar livres para manter uma boa circulação sanguinea;
? Peça ao seu supervisor um suporte para apoiar os pés;
? Durante as pausas no serviço procure exercitar as pernas;
? Atenção com a postura. Observe como está sentando e se a altura da cadeira está compatível com seu tamanho.

Publicidade

Comente