Sabemos que procurar por documentos na hora em que precisamos com certa urgência gasta muito tempo e principalmente energia, por isso vale as dicas de como organizar documentos.

Como organizar documentos?

Escolha alguma gaveta ou pasta para guardar suas contas, vale até as pastas com divisórias que fazendo uso dos visores que geralmente as próprias possuem podem identificar quais os tipos de conta que estão guardadas em cada repartimento. Se preferir pode optar por pastas separadas identificadas por cores, podendo concentrar as contas a serem pagas em pastas vermelhas, nas azuis as contas que já estão pagas e a de cor branca os documentos pessoais. Assim evita misturar contas pagas com as não pagas e documentos, dificultando a procura dos mesmos.

A organização também é válida dentro de cada pasta ou repartição. Por exemplo, as contas que ainda serão pagas devem estar de acordo com suas datas de vencimento, evitando esquecimento e pagar juros posteriormente. Já as que estiverem pagas devem permanecer em pastas até a virada do mês, com a entrada do próximo tudo deve ser arquivado dentro de envelopes ou pastas identificando com etiquetas ou escrito no próprio envelope o ano e tipos de contas ali guardadas. O tempo que cada um deve ser arquivo fica a critério de cada pessoa.

Os documentos pessoais que estiverem em uso por algum período devem ficar dentro de uma pasta e organizados por tipo, exemplo: seguro de carro, certidões de nascimento, carteirinha de vacinação, etc. Faça uso de clipes para esta separação, após uso tenha uma pasta á parte para mantê-los guardados separados por nome de cada integrante da família e tipo de documento.

Evite guardar comprovantes sem necessidade como os que recebem em caixas de supermercado. Se a compra foi paga em cartão de crédito é importante guardar para acompanhamento, mas caso tenha sido a vista verifique a possibilidade de descartar, evitando excesso de papeizinhos que nem sempre tem a necessidade de ficarem guardados acumulando.

Receba mais sobre "Como organizar documentos?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário