Como organizar livros e revistas

Livros e revistas são coisas muito fáceis de acumular, porém muito difíceis de organizar. É muito comum ver estantes lindas em sites e revistas de decoração, mas como organizar livros e revistas de forma bonita e funcional? Primeiro é preciso que você reveja seus vários livros empilhados e fora de ordem e pense num sistema de organização que possa tornar fácil a localização dos livros e das revistas que você consulta com frequência. A decoração tem que funcionar na prática, senão nada feito.

Publicidade

Retire todos os livros da estante e tente separá-los por algum critério que funcione pra você, como categorias, nome do autor, título, tamanho, cor. Cada pessoa tem seu próprio critério de organização, algumas são mais visuais e preferem separar os livros por ordem de tamanho ou cor. Outros têm livros de vários gêneros e preferem separá-los por estilo literário. Cabe a você definir qual será seu critério para organização. Crie pilhas com livros de cada critério escolhido para, posteriormente transferi-los para a prateleira.

Nesse momento você poderá limpar a estante ou prateleira, aproveite para passar um pano umedecido com querosene, isso vai espantar traças e cupins. Limpe também cada livro antes de começar a guardá-los. Essa limpeza deve se repetir ao menos uma vez ao mês, apenas para manutenção. Na hora de transferir as pilhas de livros pense na funcionalidade da sua organização, se tiver livros infantis coloque-os nas prateleiras mais baixas, isso facilita o acesso da criança. Aqueles livros que você quase não utiliza podem ficar em partes fechadas ou com menos acesso, você também pode doá-los a alguma biblioteca. Você pode organizá-los com etiquetas de papel, feitas por você. Para as revistas você pode comprar porta-revista em papelarias e etiquetar de acordo com o nome ou tema da revista, assim elas não ficam soltas e acabam se perdendo.

A dica mais importante da organização e, isso é válido para muitas outras coisas na vida, avalie a real necessidade de manter tudo o que você tem. Enquanto separa os livros e revistas, avalie o que realmente tem necessidade para você. Muitas escolas, bibliotecas públicas aceitam doações e se você puder se desfazer de algumas unidades do seu acervo pessoal poderá manter apenas o que faz diferença para você, facilitando a próxima organização. Aproveite o espaço liberado para inserir novas peças de decoração no seu ambiente, vale colocar uma peça de arte na prateleira, o que vai enriquecer seu ambiente.

Publicidade

Publicidade

Comente