Como organizar seu banheiro

Um banheiro bem organizado ajuda a afastar doenças.

Engana-se quem pensa que o banheiro equivale a qualquer outro ambiente do nosso lar. Muito pelo contrário. Caso certos cuidados não forem seguidos à risca, doenças provocadas por bactérias podem infectar os moradores da casa. O texto a seguir contêm muitas informações que vão lhe surpreender. Confira:

Publicidade

VASO SANITÁRIO

Imagine apertar o botão de descarga do vaso com a tampa aberta. Você tem ideia da quantidade de bactérias que são projetadas no ar?

Milhares. O pior de tudo é que elas permanecerão vivas por cerca de duas horas, contaminando todo o ambiente, inclusive toalhas e escovas de dente, itens que sua família tem contato direto. Para evitar um mal maior, basta deixar sempre a tampa do vaso sanitário fechada.

TOALHAS E TOUCAS

O banheiro é um ambiente bem úmido, razão pela qual é comum o surgimento de bolor nas toalhas e toucas de cabelo. O ideal é manter as roupas de banho fora do banheiro, em um local seco e arejado. O mesmo vale para a touca. Deixe-a pendurada no varal secando naturalmente e ela irá durar muito mais.

Publicidade

ELETRICIDADE X UMIDADE

Itens que costumeiramente usamos após lavar os cabelos, como chapinha e secador, não devem ser guardados no banheiro. O vapor que sai do chuveiro enferrujará as resistências dos aparelhos com o passar do tempo. Uma solução é colocá-los em caixas bem fechadas dentro do armário do banheiro.

CUIDADOS COM AS ESCOVAS DE DENTE

Enquanto o vaso sanitário estiver fechado, não há risco nenhum em manter as escovas dentais sobre a pia. Contudo, não é nada aconselhável usar as capinhas protetoras. Aliás, de protetoras não têm nada. Como na maioria das vezes as cerdas das escovas estão úmidas, quando abafadas se instala o clima perfeito para as bactérias proliferarem.

Higienizar as escovas dentais também deve ser um hábito entre todos nós. Lave-as com água corrente, sem usar os dedos e finalize com algumas gotinhas de gluconato de clorexidina (um antisséptico bucal). Elas devem secar ao natural e em pé.

REMÉDIOS

Caso você tenha o hábito de manter os medicamentos armazenados no banheiro, trate de removê-los para outro lugar imediatamente. O vapor e a alta temperatura do chuveiro podem transformar os comprimidos em farelos, dando fim a todas suas propriedades. Para guardar os seus medicamentos, providencie um ambiente seco e fresco.

MAQUIAGEM

Lugar de blush, batom, base e pó é bem longe do banheiro. A umidade é capaz de alterar as propriedades da maquiagem e a qualidade se perder. Guarde seus itens de beleza em uma caixa fora do banheiro.

ITENS DE HIGIENE

Mantenha os rolos reserva de papel higiênico, cotonete, algodão e absorvente longe do vapor. Dê preferência a guardá-los na embalagem original ou caixas (podem ser as organizadoras) tampadas, dentro do armário.

LENTES DE CONTATO

Os cuidados com as lentes de contato devem ser redobrados. Elas podem ficar sobre a bancada pia, desde que no seu próprio recipiente.

TAMPA DA LIXEIRA

Evite as lixeiras onde você precisa usar as mãos para manusear. Opte pelos modelos com pedal ou abertura automática para impedir a transmissão de germes.

PROTETORES SOLARES

Estes produtos são produzidos para suportarem altas temperaturas, portanto estão liberados para ficarem dentro do banheiro.

HIDRATANTES E CREMES

As substâncias desde produtos podem ser sensíveis ao calor e umidade. Guarde-os em lugares secos para não estragarem.

Publicidade

Comente