Como pagar as contas de início de ano

Passou natal, ano novo e agora com o começo do ano chegam as contas pra deixar seu orçamento ainda mais apertado. Veja como administrar as contas de início de ano.

´´adeus ano velho, feliz ano novo, e tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso…“ a musiquinha todo mundo conhece e canta na virada de ano, esperando que o ano seguinte será melhor em tudo, inclusive em saúde e dinheiro. O dinheiro sim é um grande problema, pois geralmente logo no início de ano no Brasil, as contas são tantas que fica difícil pagar tudo e não deixar nada atrasado ou tendo que levar no parcelado.

Publicidade

Para a maioria dos brasileiros que são assalariados ou vivem como autônomos, as contas de início de ano são a grande pedra no sapato que geralmente faz as pessoas perderem as rédeas e ficar enrolado o ano todo em dívidas. Se você está passando por um turbilhão de contas e o dinheiro anda curto, veja como pagar as contas de início de ano e saber administrar seu dinheiro corretamente o ano todo.

Aprenda a guardar dinheiro

Muito se fala em poupança mas pouco se faz para se ter uma. A poupança é a forma mais segura e cômoda de se ter um dinheirinho guardado para eventualidades, assim como a concretização de sonhos como a compra da casa própria ou de um carro zero. Aprenda a tirar uma parte do seu dinheiro todo o mês para guardar na poupança. Ela não é tão rentável como outros tipos de investimentos a médio e longo prazo, mas é segura e se você tirar ainda que for 100 reais do seu salário todo mês durante 1 ano, terá mais de 1.000 reais que poderão ser usados para quitar o IPVA ou IPTU.

Evite fazer empréstimos

Os empréstimos foram feitos para duas coisas: Primeiro: para emergências e segundo: investimentos com retorno garantido. Ou seja, caso você precise fazer uma cirurgia por exemplo e seu plano de saúde não cobre, um empréstimo pode te ajudar e caso você queira investir em seu negócio, um crédito especial para seu empreendimento ajuda muito.

Publicidade

Fora essas duas coisas, fazer um empréstimo pode ser um problema, pois os juros são inúmeros e a dívida se atrasar tende a ficar ainda mais salgada, sem contar que quando menos dinheiro você pega de um banco, mais caro você paga por ele. Portanto evite créditos bancários de início de ano para o pagamento de contas como IPVA e IPTU, o melhor é economizar um pouco mais e ir pagando parcelado até mas pagando tudo e sem financiamentos.

Pague parcelado e não atrase nada

Melhor que atrasar parcelas, é ir pagando aos poucos mesmo que com alguns juros embutidos mas ir pagando conforme dá, evitando o atraso. Quanto mais você atrasar uma parcela, a conta vai virando uma bola de neve e aí se você acabar deixando para o outro ano, aí sim a dívida pode ficar sem controle. Caso isso aconteça, procure negociar sua situação com seu banco e fuja das dívidas.

Publicidade

Comente