Como parar de ter medo das panelas de pressão

Elas são práticas e cozinham mais rápido que outras panelas. Mesmo assim muita gente evita usar as panelas de pressão.

Você certamente conhece alguém que morre de medo de usar panela de pressão. Se não forem tomados os devidos cuidados, realmente algum acidente mais grave por acontecer. Mas isto não deve ser motivo para evitá-las. Seguindo todas as recomendações dos fabricantes não há motivo para temê-las. Economize gás e grana usando panelas de pressão. Confira:

Publicidade

COMO USAR A PANELA DO MODO CERTO

– Tome alguma providência se a panela não apitar. Isto significa que ela está com algum problema por não conseguir produzir pressão. Verifique como está posicionada a borracha de vedação.

– Cuide bem da sua panela, pois qualquer deformidade pode comprometer seu uso. Verifique se não há desníveis dos lados e no fundo. Na dúvida, chame a assistência técnica.

– Panela de pressão deve soltar vapor sempre. Quando isto não está ocorrendo de maneira eficiente, verifique se a válvula está obstruída. A primeira coisa a fazer é levantá-la. Se não funcionar, desligue o fogo, retire a panela do fogão, espere toda a pressão sair ainda que seja pouca e limpe a válvula.

Publicidade

– Lave a borracha de vedação em separado para a panela funcionar de forma eficiente.

– A pressa pode provocar acidentes. Jamais tente abrir a tampa à força, ou seja, quando ainda existir vapor dentro da panela. O risco de se queimar é bem grande.

– Muita água pode provocar acidentes. O correto é pôr água até o limite de 2/3 da sua capacidade. Modelos mais novos indicam o limite no interior da panela.

– Não force a saída da pressão. Permita que todo o vapor saia ao natural. Também não é recomendado pôr a panela de pressão debaixo da água corrente para que ela esfrie mais rápido. Tenha também muito cuidado com o vapor dos alimentos. Ele queima. Então nada de aproximar o rosto do interior da panela quando for abri-la.

– Fique sempre de olho na válvula. Se durante o cozimento a tampinha vermelha levantar, apague a chama do fogão na hora. Dê um tempo para a panela terminar de chiar e abra-a para limpar a válvula. Somente depois disto o uso está novamente liberado.

– A borracha de vedação deve estar sempre em dia para garantir o bom funcionamento da panela. Em caso de rachaduras e quebra, troque-a imediatamente. Conforme o uso, os fabricantes recomendam substituir trimestralmente.

– Quando o pino e a válvula estão entupidos, existe a chance real de a panela explodir. Cuide para que sempre ambos estejam limpos. Para isto use a pontinha de um clipe de metal para a remoção dos restinhos de alimentos que se introduziram nos orifícios da válvula.

– Para garantir sua segurança, ao substituir as válvulas de segurança e as borrachinhas de vedação, exija as peças originais. Ao optar por outras mais baratas, além de perder a garantia, o risco de acidentes aumenta.

– Quando você for comprar uma panela de pressão, confira se ela possui o selo de garantia do INMETRO.

– Você já deve ter escutado relatos de explosão de panela de pressão. Infelizmente, isto não é exagero. Pode acontecer se os cuidados acima não forem seguidos à risca. Nunca cozinhe nenhum alimento sem líquido algum dentro da panela.

– Calcule o tempo de cozimento do alimento somente a partir do momento em que a panela começar a chiar. Alimentos muito miúdos (temperos, por exemplo) podem entupir a válvula. É mais conveniente temperar a comida depois de pronta.

A panela de pressão é muito útil e economiza gás. Perca o medo e faça pratos deliciosos com ela.

Publicidade

Comente