Como parcelar o DPVAT 2013

“Descubra para que serve, quem tem direito e como pagar de forma parcelada este seguro obrigatório”.

O DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, que é pago junto com o licenciamento anual é tem como finalidade amparar as vítimas do trânsito, independente de terem culpa ou não.

Publicidade

O DPVAT é um direito de todos, mas que muita gente deixa de receber pela simples falta de informação, que quase nunca é passada pelo governo. As indenizações ocorrem para três categorias: morte no trânsito, invalidez permanente ou despesas médicas. Nos primeiros dois casos, o valor recebido é de 13,5 mil para a família ou para a vítima. Em caso de despesas médicas, o valor é limitado a 2,7 mil reais.

Quem deve pagar

Diferente do IPVA, o valor do DPVAT é igual para todas categorias, isso quer dizer que quem tem um carro de 1989 pagará o mesmo valor de quem tem um carro 2012. Isso se deve pelo seguro ser individual, pago por pessoa e não pelo carro.

A novidade para 2013 é a opção de parcelamento, que será possível para quem tem motos, micro-ônibus e ônibus, desde que o veículo não seja 0km. Quem quiser optar pelo parcelamento deverá solicitar, já que isso não ocorre de forma automática.

Publicidade

Valor a pagar

Como fazer o parcelamento do dpvat 2013

O parcelamento será permitido para aqueles veículos que costumam pagar um valor maior do seguro, como motocicletas, ônibus, micro-ônibus e vans, desde que não sejam 0km. O parcelamento poderá ser realizado em 3 vezes fixas com o vencimento junto com a cota única ou primeira parcela do IPVA. Não será permitido o parcelamento para débitos anteriores.

Para quem possuir motos, ônibus, micro-ônibus e vans poderá pagar à vista diretamente em um dos bancos credenciados, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, entre outros ou se optar por fazer o parcelamento, deverá gerar a guia no site parcelamento.dpvatsegurodotransito.com.br.

Para outros veículos ou veículos 0km o pagamento só poderá ser feito a vista em um dos bancos credenciados.

Recebendo o DPVAT

O seguro é pago através da Seguradora Líder DPVAT. Quem necessitar receber este seguro deve encaminhar a documentação diretamente ao órgão responsável, com isso dispensando intermediários, que em muitos casos são os grandes responsáveis pelas fraudes que ocorrem.

Após apresentar toda documentação, que inclui boletim de ocorrência do acidente, o seguro é pago em até 30 dias diretamente na conta corrente ou poupança do beneficiário. O prazo máximo para apresentação destes documentos é de 3 anos.

Para maiores informações sobre o DPVAT, você pode ligar para o telefone 0800-022-1204 que funciona 24 horas e é gratuito.

Publicidade

Comente