Como passar uma gravidez tranquila

Passe uma gestação tranquila e sem sustos com as dicas abaixo.

Viver uma gravidez calma e serena é o sonho de todas as gestantes. Mas para que isto aconteça é preciso seguir certos cuidados básicos e também contar com um pouco de sorte, pois imprevistos acontecem. Confira a seguir os passos que toda futura mamãe deve seguir para tornar inesquecíveis os nove meses mais importantes da sua vida:

Publicidade

Pré-natal

Para uma gravidez sem sustos, toda gestante deve procurar um obstetra de confiança, seguir suas recomendações e exames prescritos. As consultas são mensais e no final da gravidez as visitas aos médicos se tornam mais frequentes. Se você está na dúvida sobre o melhor especialista,peça indicações a familiares e amigas.

Mudanças corporais

Muitas mulheres, apesar da alegria de estarem esperando um bebê, se sentem incomodadas e desanimadas com as mudanças corporais. Os hormônios também agem mais livremente e as emoções ficam à flor da pele. Se estes sintomas atrapalharem muito a sua vida, converse com seu médico. O importante é encarar as mudanças com a maior naturalidade possível.

Altos papos

Crie um vínculo com seu bebê. Não é besteira a mamãe conversar com seu filhote dentro da barriga. Este ato tranquiliza os dois.

Publicidade

Compreensão do marido

O comportamento da gestante tende a mudar e o companheiro precisa entender a fase especial que a mulher está vivendo. É fundamental que haja companheirismo e compreensão por parte dele durante os nove meses, afinal nada mais será o mesmo.

Consultas médicas

É bem interessante levar o parceiro nas consultas médicas. Face a face com o doutor, o maridão pode tirar suas próprias dúvidas e entender melhor todas as mudanças que a companheira está vivendo.

Meias elásticas

Varizes são um risco durante a gravidez, principalmente para mulheres que já têm esta tendência. Use meias elásticas sempre que possível e no final do dia deixe as pernas para o alto. Esta medida traz bastante alívio para pernas pesadas.

Alimentação

Nem é preciso dizer que nesta fase comer bobagem é proibido. Portanto, força de vontade. O médico irá prescrever uma dieta que inclui leguminosas, peixes, ovos, leite, queijos magros, frutas e legumes. Evitar açúcar para não engordar demais e não consumir álcool também é fundamental.

Sexo pode?

Pode sim, desde que o médico permita e estando a gravidez correndo numa boa. Transar aproxima o casal e muitas mulheres costumam sentir mais tesão nesta fase. Porém, se a gestante não sentir vontade, não é bom insistir. É normal a libido baixar em algum momento da gravidez.

Rotina

A grávida não deve ter medo de prosseguir com sua rotina normal. Fazer as atividades de sempre como ir trabalhar, ao supermercado, shopping e se divertir fazem muito bem para a cabeça e o relacionamento.

Filhos

Se não for a primeira gravidez, é muito legal incluir os outros filhos na função toda. Participar da escolha do enxoval, do nome é até do chá de bebê faz com que todos se sintam muito especiais.

Exercícios

É altamente indicado para a gestante praticar alguma atividade física, pois exercícios deixam a pélvis preparada para o parto, afastam o risco de aumento demasiado de peso e traz bem-estar geral. Antes de iniciar qualquer atividade, a mamãe deve ter o aval do médico.

Pós-parto

Algumas mulheres sentem alguma tristeza depois do parto e isto é normal. Porém, se evoluir para depressão é necessário procurar ajuda médica imediatamente. No mais, o negócio é se preparar para uma correria sem fim. Mas nada de desespero. O começo é assim mesmo e a mamãe precisa ter em mente que esta é uma fase de adaptação para todo mundo.

Publicidade

Comente