Como preparar a mesa de Natal

Prepare uma mesa bem elegante e sofisticada para o Natal com utensílios e enfeites que você já tem em casa.

O Natal está chegando e nada melhor que receber a família e amigos com uma mesa bonita e chique. Com as dicas abaixo você aprenderá a deixar sua mesa um arraso sem gastar praticamente nada. Confira:

ARRANJOS NATALINOS

Publicidade

Opte por uma cobertura neutra, como o branco, para a mesa. Assim os tons vermelhos e dourados que você irá usar ficarão mais destacados ainda. No centro da mesa coloque uma mini árvore de Natal feita de isopor na base e com pinhas coladas de enfeite. Ela não pode ser muito alta para não ultrapassar a linha de visão dos convidados e assim todos poderem se enxergar. Você pode substituir a árvore por um pote com biscoitos de motivos natalinos, ficando a mesa bem chique e diferente. No final da ceia eles serão servidos com um café fresquinho para acompanhar.

Capriche nas lembrancinhas para seus convidados. Ao lado do prato coloque uma caixinha bacana com chocolate dentro, embrulhada com papel banco e envolvida por uma fita de cetim vermelho. Se o orçamento anda meio apertado, ofereça como mimo um bombom recheado de licor.

Castiçais deixam qualquer mesa bonita. Improvise usando um pires de vidro como base e uma vela branca ou vermelha em cada um.

Publicidade

Os talheres também merecem atenção especial. Envolva-os, aos pares, com fita cetim azul ou vermelho. Vale também do gosto de cada anfitrião.

ARRANJOS DE ANO NOVO

Aproveite os mesmos arranjos e decoração usados no Natal, mas desta vez aposte no azul, a cor de 2014. Ela combina muito bem com branco, prateado e verde-musgo. Azul-cobalto ou royal vão estar com tudo no próximo ano!

Para começar faça um rolinho com os guardanapos de pano e envolva-os com uma fita de cetim azul. Depois os coloque sobre cada prato.

Faça um centro de mesa diferente dos habituais. Providencie uma guirlanda de folhagem verde, semelhante a um ninho. Enfeite com bolinhas de Natal de várias cores. Há quem prefira colocar velas, mas neste caso tome cuidado com a chama. Uma opção mais barata é encher uma fruteira com bolinhas de Natal azuis e prateadas. A árvore de Natal pode ficar mais bonita ainda. Retire os enfeites e troque por brilhantes luzes azuis.

Mas lembre-se: nada de deixar tudo para a última hora. Otimize seu tempo para que tudo possa ser preparado com calma, evitando contratempos de última hora. Geralmente os convidados chegam e encontra a anfitriã ainda na cozinha, dando os últimos retoques nos pratos. O ideal é você calcular seu tempo para encerrar as funções gastronômicas entre três a quatro horas antes de todos chegarem. Assim você terá um bom espaço de tempo para se arrumar.

Não faça tudo sozinha. Se você já tem filhos grandes, peça ajuda a eles e ao maridão. O preparo das carnes também envolve um cuidado especial. Tempere-as um dia antes e marine durante a noite. Quando você acordar elas já estarão prontas para assar.

Na véspera procure deixar limpos os utensílios que você irá usar na ceia. É interessante também os arranjos já estarem prontos um dia antes. Enfeitar a mesa com pressa pode deixar a decoração a desejar.

Faça bonito nas confraternizações de final de ano!

Publicidade

Comente