Como preparar aperitivos para festa infantil

Você está organizando o aniversário do seu filho e está em dúvida de como preparar aperitivos para festa infantil: Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar!

Uma das festas infantis mais comuns e que as crianças esperam com mais ansiedade é o seu próprio aniversário, e não é para menos, geralmente o aniversário da criançada é muito animado, com direito a festa, presentes e muitas coisas gostosas para comer. Outras festas que atraem as crianças são as feitas para comemorar datas como Dia das Bruxas, Dia das Crianças, Páscoa e Natal.

Quando o assunto é o aniversário dos filhos, muitos pais optam por encomendar bolo e docinhos e também salgadinhos, e este acaba sendo o cardápio mais comum nas festas infantis: coxinhas, pastéis, quibes, bolo (geralmente de chocolate), beijinhos e brigadeiros. Algumas mães, tias e avós acabam elas próprias cozinhando e fazendo essas comidinhas.

Publicidade

Mas, há também aquelas mães que gostam de inovar e servir algo diferente a seus convidados, aperitivos mais rebuscados, que agradem não só as crianças, mas também aos adultos que forem convidados para a festinha. Se você está pensando em servir aperitivos assim na festa infantil que está organizando, seja de aniversário ou em alguma outra data, vale a pena conferir as opções abaixo.

Aperitivos salgados

Batata frita – a batata frita é sempre uma boa pedida. Além de ser um dos pratos preferido das crianças, ela também agrada muito aos adultos, que adoram tomar uma cervejinha acompanhada de uma boa porção de batatas. Você pode optar tanto pela batata mais comum, aquela comprida que é chamada de palito, ou pode também, para agradar as crianças, comprar as batatas do tipo smile, que são aquelas redondinhas e com o desenho de uma carinha sorridente. Para servir, você pode colocá-las em saquinhos (como se faz com a pipoca) ou montar porções em pratinhos.

Publicidade

Cebola frita – apesar de muitas crianças não gostarem de cebola, quando elas são fritas o gosto “ardido” não fica tão evidente, e assim as crianças aceitam melhor o alimento. Você pode cortar rodelas de cebola, empaná-las, fritá-las e servi-las assim como as batatas fritas.

Porção de frios – essa dica é boa especialmente para festas celebradas em dias de calor. Você pode cortar alguns frios, como muçarela, presunto ou salame, em cubinhos e espalhá-los em uma bandeja para que sejam pegos com a ajuda de um garfo ou palito de dente. Algumas pessoas optam por espetar os frios nos palitos e já servi-los espetados, mas é sempre bom lembrar que isso pode ser um problema para as crianças, que podem acabar se machucando com o palito. Você pode por nessa bandeja de frios alguns outros ingredientes, como salsicha cortada ou azeitonas. Dá para temperar usando orégano, azeite, limão ou outra coisa que te agrade.

Salada “mini” – se você quer garantir que haja uma opção saudável em meio a todas as comidinhas de festa, que geralmente são “engordantes”, pode optar por fazer uma salada com vegetais “mini”. Para essa salada, você pode comprar tomates cerejas e aquelas cenouras pequenininhas, e preparar pequenas porções individuais. Além do tomatinho e da cenourinha você pode incluir na salada alface (que geralmente as crianças gostam mais do que outras folhas verdes), azeitonas, ervilhas ou outras coisas. Você pode já temperar a salada como de costume (geralmente usando azeite, vinagre e sal) ou então deixar os temperos a vista em cada mesa para cada pessoa temperar como preferir. Se você quiser, também pode preparar um molho caseiro, usando ervas, limão, óleos etc., que também poderá ser usado para temperar as saladinhas.

Pães, torradas e patês – torradas e patês também sempre fazem sucesso como aperitivo, pois geralmente agradam praticamente todo mundo, desde crianças até adultos.

Os sabores de patê que costumam ser mais bem aceitos são presunto, azeitona ou alho. Você pode optar tanto por servir o pão em forma de torrada, quanto fresco, selecionando tipos variados de pães, como pão caseiro, pão de forma, pão sírio, pão francês…

Aperitivos doces

Sorvete – o sorvete também é recomendado especialmente para as festas que acontecerem em dias de calor. Porções individuais e já montadas podem ser servidas de mesa em mesa aos convidados antes ou depois de servir o bolo. Ou então você pode optar por deixar o sorvete a vontade, como em uma sorveteria self-service, e aí pode até incluir alguns outros ingredientes para complementar o sorvete, como bolinhas de chocolate, granulado ou caldas. A vantagem de servir porções individuais é que você garante que todas as pessoas terão a chance de comer o sorvete, se deixar como self-service pode ser que as primeiras pessoas a se servir peguem grandes quantidades de sorvete e não sobre nada para quem ficar para depois. Uma opção mais prática são os picolés.

Gelatina – você pode fazer forminhas, copinhos de café descartáveis, por exemplo, com sabores variados de gelatinas. Essa também é uma boa ideia para os dias mais quentes.

Salada de frutas – a salada de frutas é mais uma opção saudável para o cardápio da festa infantil que você estiver organizando. Como nem todas as crianças gostam das mesmas frutas, você pode fazer uma banquinha e colocar alguém q montara cada salada. Deixe a vista as várias opções de frutas, já cortadinhas, para as crianças poderem ver as opções e escolher quais frutas querem na sua salada. Aí é só a pessoa que está na banquinha ir colocando as frutas escolhidas em um recipiente e ir servindo cada pessoa que se interessar por esse aperitivo.

Doces à vontade – uma boa ideia também é comprar doces variados, como balinhas, chicletes, chocolates tipo Confete ou MM’s, bombons etc e deixá-los dentro de recipientes, tipo bomboniéres, para que as crianças possam pegá-los a hora que quiserem.

Viu só como não é difícil preparar aperitivos para festa infantil? Além dessas opções há ainda muitas outras, o importante é sempre se lembrar de que você deve tentar ao máximo servir aperitivos que irão agradar a todos o seus convidados, e principalmente às crianças, afinal, uma festa infantil sempre é feita pensando na alegria dos baixinhos!

Publicidade

Comente