Como preparar delícias sem glúten

Quem sofre da doença celíaca não precisa se privar de comer delícias. Aprenda novas receitas sem glúten.

Pessoas portadoras de doença celíaca possuem uma alimentação muito restritiva. Mas nem por isso há necessidade de deixar de comer alimentos deliciosos. Aprenda como preparar delícias que não contém glúten. E bom proveito!

Publicidade

Brownie

Você vai precisar de 4 colheres de sopa de cacau em pó, 2 ovos, 10 colheres de sopa de farinha de quinoa, 1 colher de sopa de margarina, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de sopa de fermento biológico e 2 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária.

Como fazer: Bata as claras em neve (manualmente ou na batedeira) e reserve. Em separado, bata os ovos, o adoçante, a margarina e a baunilha até ficar um creme homogêneo. Acrescente a essa mistura a farinha e o cacau e bata novamente por mais três minutos. Após adicione o fermento. Vá incorporando as claras ao poucos. Pré-aqueça o forno. Use uma forma retangular, untada e polvilhada para pôr a mistura. Asse em temperatura média por meia hora. Desenforme quando ficar morno. Corte e sirva imediatamente.

Pizza de arroz

Você vai precisar de 6 colheres de sopa cheias de arroz integral cozido, 1 xícara de chá de leite desnatado, 1 colher de sopa de óleo de canola, 2 ovos, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado light, 1 colher de sopa de fermento biológico e 1 lata de molho de tomate.

Publicidade

Como fazer: cozinhe o arroz e ainda quente passe-o pelo espremedor de batatas. Depois acrescente os demais ingredientes deixando por último o fermento. Pré-aqueça o forno. Em uma forma untada asse a massa por uns dez minutos e após ponha o molho. A cobertura fica por sua conta. Sirva em seguida.

Pão de microondas

Você vai precisar de 1 ovo, 1 colher de chá de azeite ou óleo, 4 colheres de sopa de leite ou leite de soja, 4 colheres de sopa rasas de creme de arroz ou farinha de milho fina, 1 colher de chá rasa de fermento em pó, sal a gosto e orégano e cheiro verde (opcional).

Como fazer: Em uma vasilha com capacidade mínima de 300 ml, misture todos os ingredientes. Após leve ao microondas por 3 minutos, na máxima potência. A aparência fica um pouco estranha, como se não tivesse assado, Tire da vasilha e fatie.

Hambúrguer de quinoa

Você vai precisar de 6 colheres de sopa de quinoa em grãos cozida, 2 colheres de sopa de farinha de quinoa, 1 ovo, azeitona verde a gosto, 2 colheres de sopa de cenoura ralada, 4 fatias finas de abobrinha crua, 1 colher de sopa de hortelã, 1 colher de sopa de salsinha, 1 colher de chá de sal.

Como fazer: rale bem a abobrinha e a cenoura. Faça picadinhos com a azeitona, a salsinha e a hortelã. Em um recipiente misture bastante todos os ingredientes formando uma massa homogênea. Faça formato de hambúrguer com a mistura e em uma frigideira antiaderente aquecida grelhe ambos os lados até dourar.

Publicidade

Comente