Como preparar deliciosos pratos nordestinos

Gostosos e com sabores bem peculiares, os pratos nordestinos fazem sucesso no Brasil inteiro. Veja como prepará-los.

A gastronomia típica de cada região fazem o maior sucesso. Confira as receitas abaixo e veja como preparar deliciosos pratos nordestinos:

Publicidade

Gratinado de aipim e carne seca

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de óleo, 1 cebola grande picada, 1 quilo de carne-seca magra, cozida e desfiada, 1 pimentão pequeno picado, verde ou vermelho, ½ xícara de chá de água, ½ xícara de chá de cheiro-verde picado e 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada a gosto.

Para o purê você vai precisar de 700 gramas de aipim descascado cozido e espremido, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de chá de leite, 1 copo de requeijão, sal e noz-moscada ralada a gosto e 300 gramas de queijo coalho.

Como fazer: em uma panela, aqueça o óleo e junte a cebola, esperando que doure levemente. Adicione o pimentão e a carne e refogue por cinco minutos, em fogo baixo.

Publicidade

Ponha água e em seguida o cheiro-verde e a pimenta. Dê uma boa misturada nos ingredientes e retire do fogo. Para preparar o purê ponha em uma tigela aipim espremido com a manteiga, o leite e o requeijão, misturando tudo. Tempere com sal e noz-moscada. Passe para um refratário levemente untado com manteiga e por cima ponha a carne. Sobre essa coloque o queijo picado. Preaqueça o forno. Em temperatura média, espere gratinar. Depois é só tirar do forno e está pronto para ser servido. A sugestão é você substituir o queijo de coalho por mussarela ralada. Rende 6 porções com 583 calorias.

Cuscuz de carne-seca

Para a massa você vai precisar de 500 gramas de carne-seca, 6 colheres de sopa de azeite, 2 cebolas médias picadas, 1 dente de alho picado, 8 tomates sem pele e sem sementes picados, ½ xícara de chá de caldo de legumes, ½ xícara de chá de molho de tomate, sal e pimenta a gosto, 1 xícara de chá de salsa picada, 2 ovos cozidos picados, 250 gramas de farinha de milho, 2 colheres de sopa de manteiga.

Como fazer: a carne-seca deve ficar de molho na geladeira por 12 horas, trocando a água por diversas vezes. Passado esse período, cozinhe-a até que fique macia e a ponto de desfiar. Em uma panela separada, aqueça o azeite para fritar o alho e a cebola. Depois junte a carne-seca desfiada e refogue por 2 minutos. Ponha o tomate na panela e espere ele cozinhar até começar a se desmanchar. Adicione o caldo de legumes e o molho de tomate, temperando com sal e pimenta. Cozinhe por 5 minutos.

Após junte a salsa, ovos, farinha de milho e a manteiga. Com o fogo desligado, misture todos os ingredientes na panela. Em uma fôrma untada com azeite e com furo no meio coloque a massa. Desenforme e está pronta para servir. Rende 12 porções com 310 calorias cada.

Publicidade

01 Comentário

Comente