Como preparar doces de infância

As sobremesas feitas por nossas avós ainda fazem sucesso. Veja como preparar doces deliciosos da nossa infância.

Sim, eles continuam na boca do povo. Aqueles doces maravilhosos e que nossas avós faziam com tanto amor não perderam o posto no ranking da preferência dos adultos. Que tal resgatar seu tempo de criança? Leia as receitas abaixo e veja como preparar os doces gostosos da sua infância.

PUDIM DE LEITE CONDENSADO E PÃO

Publicidade

Você vai precisar de 1 xícara de chá de açúcar e meia xícara de chá de água para o caramelo. Para o pudim são 3 xícaras de chá de leite, 8 fatias de pão de forma, 1 lata de leite condensado, 4 ovos, 2 colheres de chá de essência de baunilha e meia xícara de chá de coco ralado.

Como fazer: ponha o açúcar em uma panela e leve ao fogo até derreter, sem nunca parar de mexer. Depois retire do fogo e adicione água aos poucos. Ponha no fogo novamente e aguarde ferver até ficar uma calda amarelada. Coloque na forma do pudim e reserve. Para fazer o pudim, leve todos os ingredientes ao liquidificador, pela ordem da receita, e bata até ficar uma mistura homogênea. Transfira para a fôrma e ponha no forno em temperatura média. Para saber se está pronto, coloque um palito na mistura. Se ele sair limpo e o pudim estiver firme, basta retirar do forno e deixar esfriar para desenformar. Sirva gelado. Rende 8 porções.

AMBROSIA

Publicidade

Você vai precisar de 1 colher de chá de erva-doce, 1 litro de leite, 1 colher de sopa de vinagre, 500 gramas de açúcar, 10 gemas, 2 ovos inteiros e canela em pó a gosto.

Como fazer: faça uma trouxa de gaze, colocando dentro dela um pedaço de erva-doce. Ferva o leite e a trouxinha de erva-doce em fogo alto. Quando ferver, acrescente vinagre. Quando reduzir um pouco, coloque açúcar e espere ferver até ficar o ponto de pérola fraco, ou seja, um fio parecido a uma pérola. Tire do fogo e reserve.

Faça uma boa mistura com as gemas e os ovos inteiros. Após, adicione ao leite, sempre mexendo. Leve novamente ao fogo, continue a mexer com uma colher até a mistura ficar com consistência grossa. Mas atenção: a sobremesa deve se manter úmida. Guarde na geladeira e salpique canela por cima da ambrosia. Está pronta para servir. Rende 8 porções.

SAGU

Você vai precisar de 6 xícaras de vinho tinto suave, 6 xícaras de água, 1 ½ xícaras de sagu, 1 xícara de açúcar, cravo da índia e canela em casca a gosto.

Como fazer: ponha o sagu de molho por mais ou menos 10 minutos. Em uma panela coloque o vinho, sagu, cravo e canela e deixe cozinhar em fogo médio, por trinta minutos. Mexa de vez em quando. Observe atentamente quando as bolinhas não estiverem mais brancas e o líquido ficar pela metade. É nesse ponto que o sagu estará pronto. Desligue o fogo sem parar de mexer e adicione o açúcar. Misture e leve à geladeira. Sirva gelado.

Publicidade

Comente