Como preparar Ovo Pão de Mel

A Páscoa está aí. Aprenda a preparar um saboroso Ovo Pão de Mel e fature uma graninha na data comemorativa mais deliciosa do ano.

A Páscoa é uma excelente oportunidade para faturar uma graninha extra confeccionando ovos de chocolate. Mas agora a dica é diferente. Quem já provou sabe que ele não fica devendo nada aos tradicionais. Anote a receita do Ovo Pão de Mel e faça sucesso com sua família e clientes.

Publicidade

Ingredientes para a casca:

– 1 fôrma suíça (parte acetato e outra de silicone) nº 15;
– 700 gramas de chocolate ao leite (evite o chocolate hidrogenado).

Ingredientes para a massa de pão de mel:

– 3 ovos;
– 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
– 1 xícara de chá de açúcar refinado;
– 1 xícara de chá de mel;
– 1 colher de chá de canela em pó;
– 1 colher de chá de cravo em pó;
– 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
– 1 colher de sopa de chocolate em pó;
– meia xícara de chá de margarina amolecida;
– ¾ xícara de chá de leite;
– 1 colher de sopa de café solúvel;
– 5 ½ xícara de chá de farinha de trigo.

Ingredientes para o recheio de pão de mel:

– 300 gramas de chocolate meio amargo;
– 200 ml de creme de leite sem soro;
– 1 colher de sopa de conhaque.

Publicidade

Vamos à receita?

Para a casca, coloque em um refratário o chocolate ao leite em pedaços grandes. Deixe no forno micro-ondas na potência média por 1 minuto. Após esse tempo, retire e dê uma mexida. Esse procedimento deve ser seguido até o chocolate derreter em sua totalidade. Derrame o chocolate derretido em uma superfície de granito ou mármore (pode ser a bancada da sua pia). Com o auxílio de uma espátula de inox, mexa novamente o chocolate por uns dois minutos. Aguarde que ele esfrie e ponha-o de volta ao refratário. Coloque o chocolate até a linha marcada na parte de acetato da fôrma. A seguir, junte a parte de silicone. Com as fôrmas unidas, pressione as bordas. O chocolate irá se distribuir por toda ela. Deixe na geladeira por 25 minutos. Observe. Assim que o chocolate estiver opaco, a casca está pronta. Com muito cuidado, retire-o da fôrma, aparando com uma tesoura de cozinha as bordas a mais. Reserve as cascas e parta para o passo seguinte.

Para preparar o pão de mel, leve ao liquidificador os açúcares, ovos, mel, margarina, leite e o café. Deixe bater por um minuto e peneire os outros ingredientes. Misture tudo na massa e mexa bem. Pré-aqueça o forno em 180 graus. Em uma assadeira de tamanho médio e untada com margarina e farinha, coloque a massa e leve ao forno por um período de 15 a 25 minutos. Para saber se está pronto, basta colocar um palitinho ou garfo. Se sair limpo, pode retirar do forno e aguardar esfriar. Esfarele a massa e reserve.

Prepare o recheio misturando em um refratário o creme de leite e o chocolate meio amargo. Deixe no micro-ondas por um minuto, potência média. Retire, mexa bem e vá repetindo a operação até derreter tudo e a mistura ficar homogênea. Acrescente o conhaque e mexa para incorporar. Adicione 1 ½ xícara de farelo de pão de mel.

A montagem do ovo requer um cuidado extra. Para que eles não quebrem, coloque de volta as cascas de chocolate na fôrma de acetato. Encha duas colheres de sopa do recheio de pão de mel nas duas partes do ovo. Em seguida ponha por cima duas colheres de sopa do chocolate derretido. Deixe na geladeira por 25 minutos ou quando o chocolate se tornar opaco. Desenforme, junte os dois lados e embale.

Essa receita rende 3 ovos nº 15 e o prazo de validade é de 10 dias.

Publicidade

Comente