Como preparar picolés e sorvetes caseiros

Verão é a estação do sorvete e do picolé. A cada dia nos deparamos com muitas opções geladinhas, cada uma mais gostosa e elaborada que a outra. Porém, as versões industrializadas contêm açúcar, gordura, aromatizantes e corantes que podem prejudicar sua saúde se consumidos em excesso e por muito tempo. As receitas abaixo são saudáveis e preparadas com ingredientes funcionais. E o melhor de tudo, muito fácil de fazer. Confira:

Publicidade

Picolé de abacate com chia

Você vai precisar de 2 abacates pequenos, 1 banana-nanica madura e cortada em pequenos pedaços, suco de 1 limão, 1 xícara de chá de água, meia xícara de chá de chia e mel a gosto.

Como fazer: coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata até ficar uma mistura homogênea e ponha em formas de picolé. Deixe no congelador por 3 a 4 horas.
Sorbet de manga com quinua.

Você vai precisar de 5 mangas médias picadas, 8 colheres de sopa de açúcar, 1 e meia xícara de chá de água, 3 claras, 1 colher de sobremesa de açúcar de baunilha e 4 colheres de sopa de quinua vermelha em flocos.

Publicidade

Como fazer: prepare uma calda com as 4 colheres do açúcar e a água e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar. Bata claras em neve com o que sobrou do açúcar mais a baunilha até ficar firme. Coloque no liquidificador a manga com a calda fria. Após adicione a quinua e o suspiro e misture bem. Coloque no freezer.

Picolé de manga com gengibre e chia

Você vai precisar de 1 manga palmer picada, 1 polpa de maracujá congelada, 1 xícara de chá de água, 3 colheres de sobremesa de caldo de gengibre ralado, meia xícara de chá de chia, mel ou melado a gosto.

Como fazer: bata tudo no liquidificador até misturar e ponha em formas de picolé. Deixe no congelador por 3 a 4 horas.

Obs: rale o gengibre e esprema em um pano limpo.

Picolé de frutas

Você vai precisar de frutas tropicais (laranja cortada em gominhos, abacaxi, pêssego, melancia, banana, morango) ou outras da sua preferência, suco integral de fruta ou concentrado diluído em água.

Como fazer: em uma vasilha coloque todos os ingredientes e misture bem. Para deixar mais atraente, coloque os pedaços de frutas nas pontas das formas de picolé. Leve ao congelador por 3 a 4 horas.

Picolé doce

Você vai precisar de iogurte de coco, salada de fruta, ameixa ou morango, frutas picadas como banana, kiwi, melão ou morango, coco ralado grosso sem açúcar (opcional), forminhas, copinhos de café ou vidro pequeno, palitos de sorvete.

Como fazer: lave bem as frutas e as corte em pedaços pequenos. Ponha em copinhos e aperte com os dedos para ficarem compactas. Ponha o iogurte por cima cobrindo todas as frutas, observando para que fique um espaço no copo. Ponha o palito e deixe no congelador por seis horas.

Publicidade

Comente