Como preparar quitutes de boteco

Não tem nada melhor que delícias de boteco. E você não precisa sair de casa para degustá-los. Aprenda algumas receitas que você pode fazer em casa e chame seus amigos para experimentar.

Publicidade

Frango crocante com três farinhas

Você vai precisar de 1 quilo de frango cortado, 1 cebola picada, sal, pimenta e limão a gosto, meia xícara de chá de farinha de mandioca temperada, meia xícara de chá de farinha de milho em flocos pequenos, meia xícara de chá de farinha de rosca e 4 colheres de sopa de margarina.

Como fazer: inicie temperando o frango em pedaços com sal, cebola, pimenta e limão. Reserve. Em outro recipiente misture as três farinhas e empane todos os lados do frango. Unte uma assadeira com óleo e preaqueça o forno. Coloque uma pequena porção de margarina em cima de cada frango e ponha para assar a 220 graus. Deixe dourar ou espere ficar crocante. Rende 8 porções com 463 calorias cada. Para dar um toque especial, acrescente molho de pimenta.

Croquete de carne

Você vai precisar de 1 colher de sopa de margarina, 1 cebola picada, 1 tomate picado, meio quilo de alcatra moída, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, meia xícara de chá de leite, 3 colheres de sopa de salsa picada, 30 azeitonas verdes sem caroço recheadas, meia xícara de chá de farinha de rosca e óleo para fritar.

Publicidade

Como fazer: dê uma aquecida na margarina em uma panela para dourar a cebola. Junte o tomate e coloque a carne para refogar até amaciar. Use a pimenta e o sal para temperar. Dissolva a farinha no leite e misture na carne até ela se desprender da panela. Tire do fogo e ponha a salsa. Assim que esfriar, molde os croquetes, recheando com uma azeitona. Role cada croquete na farinha de rosca e frite em óleo bem quente até dourar. Se você preferir use patinho ao invés de alcatra. Rende 30 unidades com 109 calorias cada.

Palitinhos de polenta assada

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alho amassados, 3 xícaras de chá de caldo de legumes, 1 xícara de chá e fubá e 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Como fazer: aqueça o azeite e doure o alho. Em outra panela ferva o caldo de legumes, acrescentando aos poucos o fubá. Mexa bastante até a mistura ficar com uma consistência grossa e acrescente alho e 1 colher de queijo. Ponha tudo em um refratário umedecido com água. Deixe esfriar e corte na forma de palitos, passando-os em seguida no restante do queijo ralado. Aqueça o forno a 200 graus e ponha os palitos em uma assadeira untada com margarina. Deixe por meia hora ou até que dourem. Está pronto para servir. Você pode colocar seus molhos preferidos. Rende 30 calorias com 33 unidades cada.

Bolinho de mandioca e queijo

Você vai precisar de 1 quilo de mandioca, 1 ovo, sal a gosto, 2 colheres de sopa de salsa picada, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 150 gramas de mussarela cortada em pequenos cubos, 2 ovos batidos, 1 xícara de chá de farinha de rosca para empanar e óleo para fritar.

Como fazer: cozinhe na água a mandioca descascada e cortada em pedaços, observando para que ela esteja suficiente coberta. Em um espremedor de batata, escorra, amasse ou esprema a mandioca. Após, misture tudo com ovo, sal, salsa e farinha de trigo. Unte as mãos para fazer os bolinhos, pegando como medida 1 ½ colher de sopa do creme por vez. Recheie cada um com pedaço de mussarela. Passe no ovo levemente batido e em seguida na farinha de rosca. Aqueça o óleo e frite aos poucos até dourar. Retire com a escumadeira e escorra em papel-toalha. Rende 42 unidades com 98 calorias cada porção.

Publicidade

Comente