Como preparar quitutes para a festa junina

As festas juninas estão se aproximando! Aprenda a preparar deliciosos quitutes.

O dia 24 de junho é esperado por milhares de pessoas em todo o Brasil. É nesta data que se celebra a festa de São João, embora em muitos lugares as festividades ocorram durante o mês todo. Entre no clima de comemoração e prepare saborosas receitas. Confira abaixo:

Publicidade

BOLO DE AIPIM

Você vai precisar de 1 kg de aipim cru picadinho, 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco (200 ml), 2 colheres de sopa de margarina, 2 ovos, 5 colheres de sopa de açúcar, 100 gramas de coco ralado adocicado.

Como preparar: unte uma fôrma com margarina e pré-aqueça o forno em temperatura média. Bata todos os ingredientes no liquidificador em velocidade alta por 5 minutos. Não se assuste caso a massa não ficar uniforme. Isto acontece pela combinação do coco com o aipim. Ponha na fôrma e asse no forno por 40 minutos em temperatura alta.

BOLO DE FUBÁ ESPECIAL

Você vai precisar de 2 copos de fubá, 1 copo de farinha de trigo, 1 copo de óleo de milho, 2 copos de leite, 1 ½ meio copo de açúcar, 3 ovos, 1 colher de sopa de fermento em pó, erva doce (opcional).

Publicidade

Como preparar: pré-aqueça o forno e leve todos os ingredientes ao liquidificador, batendo até ficar uniforme. Adicione por último o fermento e bata mais um pouco. A erva doce deve ser acrescentada com o aparelho desligado. Unte com manteiga uma fôrma grande com buraco no meio e polvilhe com farinha de trigo.

Quando o forno começar a esquentar, coloque a fôrma, mantendo o fogo na temperatura média. Está pronto em 20 minutos.

QUENTÃO

Você vai precisar de 1 litro de vinho, 500 ml de água, 500 gramas de açúcar, 6 cravos-da-índia a gosto, 1 pedaço de canela em pau.

Como fazer: ferva todos os ingredientes em uma panela por cerca de 10 minutos. Para aqueles que curtem um sabor mais picante, o ideal é acrescentar raspas de gengibre.

PINHÃO

1 kg de pinhão cru rende 650 gramas de pinhão cozido. Prepare o pinhão em panela de pressão, já que o cozimento demora bastante tempo. O sal deve ser adicionado depois que o pinhão abrir. Para que o pinhão saia da casca mais rápido, acrescente uma colherinha de fermento na água já no final do cozimento.

PIPOCA DOCE

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de óleo, meia xícara de chá de milho para pipoca, 1 xícara de chá de açúcar refinado, 2 colheres de sopa de água.

Como fazer: em uma panela ou pipoqueira coloque o óleo e em seguida o milho, o açúcar e a água. Leve ao fogo, sempre mexendo bem. Quando a pipoca começar a estourar, tampe a panela e a balance até estourarem todas. Sirva imediatamente.

Publicidade

Comente