Como preparar receitas com sobras de comida

Não desperdice mais as cascas, os talos e as folhas das verduras e frutas. Você sabia que essas partes dos alimentos contêm muitas vitaminas e é possível preparar receitas deliciosas e nutritivas com elas? As verduras podem se transformar em sopas, refogados, bolinhos e farofas. Já as cascas das frutas, levadas ao liquidificador, se tornam gostosas geleias e recheios para doces. Aproveite o que você tem em casa e inove seu cardápio. Anote as receitas:

Publicidade

? Mandioca com talos e folhas
Você vai precisar de 1 quilo de mandioca cozida, duas colheres de sopa de margarina, meio litro de leite, folhas de beterraba, cenoura, couve-flor, talos de espinafre, brócolis e nabo, duas colheres de sopa de óleo, sal, alho e cebola picados a gosto e queijo ralado.
Como fazer: Bata a mandioca no liquidificador e depois leve ao fogo com a margarina, deixando ferver. Salgue a gosto. Prepare um refogado com alho, cebola, talos e folhas. Coloque o purê de mandioca em um refratário e o refogado por cima, bem espalhado. Sobre ele, mais uma camada de purê. Dê uma polvilhada com queijo e deixe no forno para gratinar.

? Bolinho de casca de batata
Você vai precisar de duas xícaras de cascas de batata fervidas, dois ovos, duas xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, sal a gosto e óleo para fritar.
Como fazer: No liquidificador bata todas as cascas e depois as coloque em uma tigela, juntamente com os ovos, farinha, fermento e sal. Misture tudo muito bem. Depois é só esquentar o óleo e frite a massa tendo como medida uma colher.

? Farofa de folhas, talos e legumes
Você vai precisar de duas colheres de sopa de margarina, 1 cebola ralada, folhas, talos e pedaços de legumes da sua preferência, duas xícaras de chá de farinha de milho ou de mandioca torrada e sal a gosto.
Como fazer: Dê uma esquentadinha na margarina e refogue a cebola até ficar dourada. Acrescente o sal e a farinha de mandioca ou de milho aos poucos. Mexa e está pronto para servir.

Publicidade

Publicidade

Comente