Como preparar receitas de pães integrais caseiros

Deixe o pão branco de fora do seu cardápio e experimente fazer em casa pães integrais deliciosos.

O pãozinho francês é uma gostosura, mas também é puro carboidrato. Quando você o consome regularmente, ele se acumula na região abdominal em forma de gordura. Já com o pão integral tudo ocorre diferente. Ele possui baixo índice de açúcar – assim como o light – e ao ser ingerido se transforma em energia. Também são fontes de fibras e ajudam o intestino a se mexer. E por custarem mais a serem digeridos dão uma sensação de saciedade maior. Para quem está de dieta é uma maravilha. Anote as receitas abaixo e faça pães integrais na sua própria casa.

Publicidade

Pão orgânico

Você vai precisar de 2 copos de aveia transformados em farinha no liquidificador, 1 copo de semente de linhaça dourada, 1 colher de chá de sal marinho, 2 colheres de sobremesa de açúcar light, 1 xícara de gergelim, 1 xícara de granola, 1 colher de chá de melaço, 2 colheres de sobremesa de óleo de girassol, 2 ovos caipiras batidos à mão, 1 colher de sopa de fermento biológico e 1 copo de água morna.

Como fazer: Em uma bacia misture todos os recipientes secos e depois junte os ovos batidos, o óleo e o melaço. Dissolva o fermento biológico na água e acrescente por último. Sove a massa, deixe-a descansar e aguarde até que dobre de tamanho. Preaqueça o forno em 180 graus. Faça bolinhas com a massa e leve ao forno em uma assadeira untada. Cinco minutos depois salpique de água os pães. Esse procedimento deve ser repetido por três vezes até o pão assar, o que leva de 40 a 60 minutos.

Pão de liquidificador

Você vai precisar de 1 colher de chá de sal marinho moído iodado, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de extrato de leite de soja, 2 colheres de sopa de semente de linhaça, 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral fina, 1 ovo, 2 xícaras de chá de água, 2 xícaras de chá de farinha de trigo branca e 30 gramas de fermento biológico.

Publicidade

Como fazer: leve ao liquidificador a água, o ovo, o açúcar, sal, extrato de soja, a semente de linhaça e o fermento. Misture todos esses ingredientes juntamente com a farinha branca e a integral, amassando com as mãos. Unte uma forma e coloque a massa. Preaqueça o forno por dez minutos e espere 10 minutos também para a massa descansar. Asse em uma temperatura de 280 graus de meia hora a 40 minutos.

Pão de espinafre ou beterraba

Você vai precisar de 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de pó de extrato de soja, 2 xícaras de farinha de trigo integral, 1 colher de sopa de margarina light, 1 kg de farinha de trigo, 2 xícaras de farelo de trigo, 4 xícaras de suco de espinafre ou de beterraba e 45 gramas de fermento para pão.

Como fazer: em um recipiente com água e sal dilua o fermento. Ponha todos os ingredientes em uma bacia e misture tudo, sovando a massa até ela ficar homogênea.

Unte uma fôrma de pão e deixe a massa descansar até dobrar de volume. Após preaquecer o forno por 10 minutos, asse os pães em uma temperatura de 180 graus por 40 minutos. Finalize polvilhando com salsa e orégano.

Inclua essas delícias no seu cardápio e viva mais leve e mais saudável.

Publicidade

Comente