Como preparar receitas reaproveitando sobras de alimentos

Não jogue as sobras dos alimentos fora. Reaproveite-as e prepare receitas saudáveis e deliciosas.

As folhas, cascas e sobras da sua refeição de ontem podem ser reaproveitadas. Você sabia que as sobras de alimentos podem resultar em saborosas refeições? Anote as receitas e surpreenda sua família:

Pesto de hortaliças

Você vai precisar de 130 gramas de folhas e talos de rúcula, alface e agrião (prefira os orgânicos), ¾ de xícara de chá de azeite, sal a gosto, 1 dente de alho, limão.

Publicidade

Como fazer: Ponha as folhas no liquidificador e bata até ficarem homogêneas (você também pode usar o processador). Junte o alho, algumas gotas do limão e o azeite em fio até ficar um molho, sem nunca desligar o aparelho. Coloque sal a gosto e está pronto. Você pode servir como patê para passar em torradas ou como molho para macarrão, nesse caso misturado em molho branco.

Bolinho de casca de batata

Você vai precisar de 2 ovos, 2 xícaras de chá de casca de batata cozidas e batidas, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de salsinha picada, sal e óleo e 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Publicidade

Como fazer: Coloque para ferver as cascas de batata e depois bata no liquidificador. Em seguida passe para uma tigela e junte os ovos, farinha, sal e fermento. Misture tudo. Para fritar, aqueça o óleo em uma frigideira e coloque a massa às colheradas. Há a opção de colocar mais farinha de trigo para engrossar a massa, modelar em bolinhas e assar no forno do fogão.

Suco de casca de melancia com hortelã

Você vai precisar de 3 xícaras de chá de casca de melancia, 1 litro de água, 4 colheres de sopa de folhas de hortelã, 1 xícara de chá de açúcar (ou adoçante) e meia xícara de chá de suco de limão.

Como fazer: Corte a parte branca da melancia em cubos e bata no liquidificador com todos os outros ingredientes. Coe e sirva geladinho.

Pudim de pão velho

Voce vai precisar de 6 pães amanhecidos, 4 ovos, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 pacote de coco ralado, 1 colher de sopa de margarina, meia lata de leite condensado (opcional) e dois copos de leite.

Como fazer: Em um recipiente deixe os pães de molho com um pouco de água e espere que amoleçam. Use as mãos para espremê-los até ficarem como um mingau. Com exceção do coco ralado, adicione todos os ingredientes e misture tudo. Pegue uma forma e unte com óleo de soja, polvilhe a farinha de trigo e coloque a massa. Jogue o coco ralado por cima e asse no forno em 250 graus por 25 minutos ou espere que doure a superfície.

Publicidade

Comente