Como preparar receitas sem glúten

O glúten é uma substância que está presente no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte. Você já deve ter lido nos rótulos dos alimentos as inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”. Elas servem para alertar muitas pessoas que têm intolerância a essa proteína a não consumirem determinados produtos como pães, massas, bolos, bolachas, pizzas. A restrição alimentar é severa. Portanto, se esse for seu caso, anote as receitas de alimentos livres de glúten e veja como é possível viver bem sem ele:

– Pão de forma:

Você vai precisar de 400 gramas de mandioquinha cozida e assada, 350 gramas de fécula de batata, 10 gramas de fermento biológico seco, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de café de sal, meia xícara de chá de óleo, 2 ovos inteiros, 1 xícara de chá de água morna.

Publicidade

Como fazer: utilize a batedeira para bater os ingredientes líquidos. Em uma vasilha, junte todos os ingredientes e amasse a mistura muito bem. Divida a massa igualmente e deixe descansar em duas assadeiras untadas com margarina e fubá por uma hora, até dobrar o volume. Depois, leve ao forno em temperatura média, por aproximadamente 40 minutos;

– Bolo de carne com cenoura:

Publicidade

Você vai precisar de 500 gramas de carne moída, 2 ovos, 3 cenouras cruas raladas, 1 pimentão ralado, 2 colheres de sopa de amido de milho, azeitonas picadas, cebola ralada, alho amassado, sal, pimenta, orégano, cheiro verde a gosto e farinha de mandioca e queijo ralado.

Como fazer: misture todos ingredientes, ponha em uma assadeira untada com manteiga e polvilhe com a farinha e o queijo. Deixe no forno para assar.

– Bolo de fécula de batata:

Você vai precisar de 7 ovos, duas xícaras de chá de açúcar, 1 caixa de 200 gramas de fécula de batata e raspas de limão.

Como fazer: bata as claras em neve e separe para utilizar mais tarde. Na batedeira bata as gemas e o açúcar até ficar um creme de tom esbranquiçado. Sempre batendo, vá juntando aos poucos a fécula peneirada. Adicione as raspas de limão. Suavemente, misture as claras em neve. Ponha a mistura em uma forma grande e alta e deixe no forno por 25 minutos.

Publicidade

Comente