Como preparar uma festa de batizado

Veja como fazer uma bonita festa de batizado para seu bebê.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, festas de batizado são apenas para pessoas mais íntimas e ocorrem depois do fim da celebração, adaptando os comes e bebes conforme o horário.

Publicidade

Os convites para a festa podem ser mais formais e especiais ou então enviados via e-mail e telefone, principalmente quando os convidados forem pessoas mais próximas. Costumam-se convidar os padrinhos, avós e tios de primeiro grau.

Os batizados que ocorrem pela manhã pedem uma festa com um café da manhã bem generoso, incluindo variedade de pães, bolos secos, geleias, frios, frutas, café, chocolate e diversos sabores de sucos. O brunch também é uma opção e nada mais é que uma mescla de café da manhã e um almoço mais leve. Acrescente aos petiscos do café saladas de folhas, tortas salgadas, quiches e sobremesas como pudins, docinhos e tortas.

Um almoço pode ser oferecido aos convidados quando o batizado termina no fim da manhã, tendo lugar na casa dos pais ou na dos padrinhos. Enfim, deve ser um local que acomode melhor todo mundo. Muitas vezes são os padrinhos que oportunizam o almoço. Os comes e bebes ficam a gosto. Alguns preferem comidas mais leves, mas há quem opte por churrascos e feijoada. O ideal é agradar a todos. A sugestão são massas ou tortas salgadas, pratos com carne ou frango (ou ambos), arroz e saladas. Não se esqueça da turma vegetariana. Sirva de sobremesa bolo ou torta. Uma mousse é rápida e fácil de fazer e agrada a todo mundo. Doces de potinho ou verrines também são práticos e agradam bastante.

Publicidade

Para ficar mais acessível aos bolsos, os pais podem convidar os parentes e amigos para irem a um restaurante, onde cada um paga a sua própria conta. Mas, para evitar qualquer constrangimento, o correto é que isto fique claro desde o inicio.

Quando o batizado for à tarde, sirva um saboroso lanche aos seus convidados. Aí as opções são mais amplas. Café, variedade de sucos, refrigerantes, sanduíches de diversos sabores, tortas, doces. O estilo coquetel também tem sido bem aceito. Neste caso são oferecidos bolo e salgadinhos. Cafés, chás e bolinhos é outra opção mais sofisticada.

Não se preocupe demais com a decoração. Como não é nenhuma festa de aniversário, não há necessidade de um tema. Coloque nas mesas arranjos de flores brancas. Cores suaves são as indicadas para a decoração. Enfeitar com anjinhos nas paredes é uma excelente pedida. Conforme o orçamento dos pais, a decoração pode ser mais simples, com o uso de pratos, copos e talheres descartáveis.

Lembrancinhas da festa de batizado são uma maneira de agradecer o carinho dos convidados. Há quem prefira lembranças de cunho religioso como mini-terços e vidrinhos de água benta. Doces como bem-casados e marcadores de livro ligados ao tema também agradam bastante.
Capriche na festa e leve para sempre na sua lembrança momentos felizes como este.

Publicidade

Comente