Como presentear um paciente em tratamento de câncer

Freqüentemente nos deparamos com algumas situações muito conflitantes na vida. Uma destas situações é, sem dúvida, presentear um amigo ou um ente querido com câncer, em datas comemorativas, pois ficamos confusos quanto ao tipo de presente que é o mais adequado.

Publicidade

Aniversários, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Dia dos Pais, enfim, feriados ou festas que compartilhamos com tanta naturalidade com amigos ou familiares, também podem ser partilhados com estas pessoas, de formas divertidas, animadas e com muita amorosidade.

Algumas informações importantes foram colhidas junto à ABIFCC – Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer.

Publicidade

Em primeiro lugar, vamos aos presentes que não devemos escolher:

1. Flores ou plantas. Alguns tratamentos diminuem, consideralvemente, a resistência da pessoa e portanto os pacientes são muito propensos as infecções. Vasos de plantas e flores trazem sujeira, bem como “micróbios” e podem expor os pacientes com baixa resistência a diversas infecções. Outra razão para não se enviar ou dar flores para pacientes em câncer é porque os perfumes ou fragâncias que normalmente adoramos nas flores, ??pode provocar náuseas e vômitos nestas pessoas. Assim evite o envio de flores, bem como perfumes, artigos de banho, velas perfumadas ou qualquer coisa que tenha fragância.

2. Da mesma forma, presentes em forma de alimentos e bebidas. Geralmente pessoas em tratamento com quimioterapia ficam muito sensíveis a qualquer tipo de alimentos ou bebidas e geralmente passam por períodos de muita náusea e ânsia de vômito por causa das fortes medicações.
Agora vamos para as boas idéias:

– Livros. Contendo temas de auto ajuda, estórias de sucesso, curiosidades como jardinagem, culinária, fotografias e outros. Sempre que estão em tratamento podem apreciar uma boa leitura.

– Cds. Com sons de natureza, música suave, visualizações guiadas e meditações, para que a pessoa possa estar usufruindo de momentos de lazer zen como a prática de um yoga, tai chi chuan, alguma atividade leve ou mesmo meditações.

– Gift Cards. De lojas ou locais que possam oferecer diversos tratamentos alternativos. Eles podem usar este cartão de presente no momento que seja conveniente dentro do tratamento médico. Certamente torna-se um belo presente momentos de relaxamento e introspecção, através de tratamentos terapêuticos alternativos, como uma sessão de reiki, massagens terapêuticas, um dia no spa, energização com cristais, terapias de harmonização e equilíbrio interior, e, mesmo um dia de glamour, em um coiffeur.

– Ipad ou Ipod. Estes gadgets portáteis, úteis e modernos, são perfeitos para as sessões de quimio/radioterapia e longas estadias em hospitais. A pessoa nunca mais vai perder um episódio do programa de TV favorito, o lançamento de um novo álbum, ou brincar com jogos interessantes. Podem até mesmo ler seus jornais preferidos, livros e revistas com a ajuda do aplicativo Kindle, da Amazon. Existem vários aplicativos que se pode baixar nesses dispositivos. Quando se está passando por tratamento de câncer pode ser fácil se tornar desorganizado. Consultas freqüentes com médicos, vários tipos e quantidades de medicamentos, enfim, uma série de compromissos têm que ser agendados e organizados. Esses aplicativos são perfeitos como gerenciadores de suas informações médicas e vida pessoal. Algumas sugestões de apps: iChemoDiary, CaringBridge, MyMedical, Cartas da Esperança e similares.

– DVDs. Se você já ficou em casa doente por alguns dias, você sabe que não há programa de televisão que consiga tolerar o dia todo. Assim DVDs de filmes e séries de televisão são perfeitos para alguém que tem que permanecer acamado por longos períodos. Eles podem ser assistidos em casa e mesmo na maioria das salas dos hospitais. Não limite a filmes apenas. Existem muitas séries de televisão em DVDs e são excelentes pedidas também!

– Assinaturas de revistas. Uma grande surpresa é receber a assinatura de uma revista predileta ou mesmo uma assinatura de um material surpreendente como as séries do National Geographic, Readers Digest, etc.

– Vouchers de Viagens. Outra boa pedida é proporcionar uma semana de puro relax em um resort ao pé da praia, ou um breve cruzeiro. Enfim, entre uma fase ou outra do tratamento, o paciente pode relaxar um pouco e aproveitar muito de uma viagem fantástica, na companhia de entes queridos e amigos.

– Um laptop. Este presente é para uma boa utilização. Cirurgias e cansaço fazem parte do tratamento do câncer e pode deixar uma pessoa por muito tempo acamada.

Acredite ou não, apenas sentando-se para usar um computador requer muita energia, então porque não proporcionar algumas horas de entretenimento na cama ou numa cadeira reclinável? Este presente lhes dá a capacidade de se comunicar com amigos e familiares de forma eficiente pelos sites de redes sociais. Se a pessoa for interativa poderá até mesmo criar um blog sobre o seu tratamento médico.

– Pijamas, roupões e chinelos. Nada é mais desagradável e desconfortável do que aqueles “uniformes” hospitalares. Em épocas de tratamentos, as pessoas tendem a ficar semanas a fio dentro do hospital. Robes e pijamas com botões, quentinhos e cheirosos são imprescindíveis para que a pessoa sinta-se bem em um local nada agradável. Chinelos e meias antiderrapantes também são legais.

Finalmente, é sempre uma boa idéia para dar aos pacientes submetidos a tratamento de câncer presentes que olham para o futuro, que ajudam o paciente a deixar de lado a idéia de que o tratamento é para sempre, mas sim ajudá-lo a olhar para além disto.

E, é claro, que o doar de si mesmo é sempre o melhor. Seu tempo, seus abraços, sua presença, seu amor. Estes são os verdadeiramente presentes!

Publicidade

Comente