Como preservar a comida congelada

Comer congelados quebra o galho de muita gente. Leia o texto abaixo e descubra como preservar comidas congeladas.

A correria diária impede muitas vezes que os almoços ou jantares sejam preparados na hora. É bem mais fácil e bem menos cansativo simplesmente retirar a refeição de dentro do congelador e pôr para esquentar no micro-ondas. Porém, é preciso ter conhecimento sobre quais alimentos podem ou não ser congelados e em quais embalagens isso é possível.

Publicidade

Segundo nutricionistas os congelados mantêm as propriedades e os nutrientes dos alimentos por vários meses. O que pode ocorrer são alterações na textura, sabor e cores originais. O fato é que cada vez mais pessoas recorrem a eles para facilitar a rotina.

A temperatura do freezer ou congelador deve ficar em – 18 graus centígrados. Frutas podem ser congeladas, desde que limpas e sem sementes ou caroços. Não descongele além do que você precisa, pois o alimento não deve voltar novamente ao freezer. Congele em recipientes próprios para isso, sempre colocando uma etiqueta com a data em que ele está sendo congelado. O ideal é usar um lápis de cera para não desbotar.

Anote o prazo máximo de congelamento dos alimentos:

Publicidade

– Carnes, aves e vegetais: até um ano.
– Massas e pães: três meses.
– Peixes: até 60 dias.

Você também pode congelar as frutas em versões de sucos, vitaminas, shakes, bolos e tortas. Para congelar vegetais primeiramente é preciso remover as partes que estão estragadas, lavar e deixar por algum tempo em água fervente, de molho. Após, coloque os vegetais bem rapidamente na água fria, provocando um choque térmico. Somente depois de todos estes procedimentos eles estão prontos para serem congelados.

Um cuidado que você deve ter é congelar carnes, aves e peixes já limpos e cortados, nas quantidades certas em que serão consumidos, retirando partes não comestíveis, como gordura. O recomendado é congelar em potes de vidro fabricados especialmente para isso. Você pode optar por sacos plásticos próprios para congelamento. Os alimentos não devem ser temperados demais, pois o congelamento destaca o sabor. Os caldos de carne, galinha e legumes ficam melhor congelados em forminhas de gelo, removendo-se antes a gordura.

Há alimentos que não podem ser congelados, como ovos crus e com a casca, maionese, chantilly, cremes, iogurte, folhosos crus, batata, pepino, creme de leite, queijos cremosos, massas sem molho, bananas, gelatina, hortaliças e queijos moles. Não encha demais o seu freezer ou congelador. No máximo aproveite ¾ da capacidade para o ar poder circular.

Para descongelar, use o micro-ondas ou coloque-o direto na geladeira. Se preferir, deixe o alimento em temperatura ambiente por até quatro horas, em embalagem apropriada.

Publicidade

Comente