Apareceu um carocinho no seu corpo? Veja como tratar e prevenir nódulos.

Sempre causa certa apreensão quando nódulos surgem em alguma parte do corpo. Mas nem sempre isso quer dizer sinal de doença grave. Seguindo um tratamento simples e acessível eles podem desaparecer bem rápido. Veja como prevenir e tratar nódulos com as dicas a seguir:

Como prevenir e tratar nódulos

Pescoço: quando os gânglios linfáticos incham pode ser sinal de alguma infecção. O tratamento inicial consiste em beber água. Simples, não? Ingerindo oito copos de água diariamente a imunidade aumenta fazendo com que os nódulos desapareçam em uma semana aproximadamente. Porém, se você perceber que não há qualquer melhora, consulte um médico. Um fitoterápico à base de equinácea é uma forma de prevenção. O consumo desta erva fortalece o sistema imunológico, atacando também as bactérias e os vírus. No entanto, antes de começar a fazer uso da equinácea, consulte seu médico.

Órgãos genitais: o aparecimento de carocinhos neste local é mais comum do que você pensa. Glândulas sebáceas entupidas localizadas na área dos pelos pubianos favorecem a incidência de nódulos. Aquelas que lubrificam o canal vaginal durante o ato sexual também podem ficar obstruídas, acarretando o surgimento de nódulos próximos à vagina. Compressas ou banhos quentes estimulam a abertura dos poros e a eliminação dos cistos em menos de sete dias. Previna-se contra eles usando óleos, cremes e loções que não bloqueiem os poros. Adquira o hábito de secar bem a área genital.

Orelhas: os nódulos surgem por pressões repetidas contra a orelha como o uso constante de celular. Ficar muito tempo exposto ao sol pode provocar o surgimento dos carocinhos. O tratamento é feito com aplicação de creme com corticoides para diminuir a inflamação e cicatrizar a ferida. Não havendo resultados, o médico pode recomendar intervenções a laser. Para evitar que o problema se repita, use o celular alternando os ouvidos, não faça pressão contra a cartilagem da orelha e faça uso do protetor solar inverno e verão.

Costas: o lipoma é formado quando as células de gordura se acumulam sob a pele. Ele pode ser pequeno como um grão de feijão ou maior que uma laranja. Mas não se preocupe, pois os lipomas não costumam causar problemas. Somente nos casos em que eles se manifestarem através de dor ou causarem desconforto estético peça a um especialista para remover. Com a aplicação pós banho de cremes esfoliantes com ácido láctico você pode fazer a prevenção. Os lipomas também costumam surgir nas pernas, braços e no couro cabeludo.

Mamas: a maioria são benignos, porém não fique na dúvida se aparecer algum. Procure imediatamente um médico para diagnosticar principalmente se eles aumentarem de tamanho, modificarem o formato, alterarem a cor e coçarem, sangrarem ou doerem.

Mãos e pés: costumam aparecer repentinamente. São cistos com líquido no seu interior. Eles aumentam de volume quando os ligamentos ou tendões ficam inflamados pela sobrecarga nas articulações. Assim que a inflamação for sanada com o uso de tala e antiinflamatórios os cistos somem. Se persistirem, o médico recomendará corticoides. Para prevenir não execute tarefas como digitar e passar roupa, consideradas de repetição. Carregar sacolas pesadas e fazer muita força também acarreta esse problema.

Receba mais sobre "Como prevenir e tratar nódulos" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário