Como proceder ao encontrar nódulos nas mamas

Nem sempre nódulos nas mamas significam tumores malignos. Veja como proceder nesta situação.

Encontrar nódulos nas mamas é mais comum do que se pensa, e mais do que normal também é entrar em desespero. O fato de ter um nódulo ou cisto no seio não significa que alguém é portador de câncer. De cada dez, nove são benignos, mas não brinque com a sorte. Ao perceber algo estranho na mama, marque uma consulta com seu médico imediatamente. Fique atenta às dicas abaixo e veja como proceder ao identificar um nódulo nos seios.

Publicidade

Qual a diferença entre nódulo e cisto?

Muitas pessoas têm essa dúvida. Mas na verdade, todos são nódulos. A diferença são as suas características. O cístico tem líquido no seu interior e pode ser retirado via punção ou se dissolver no organismo. Já o nódulo sólido é composto por células que podem ser malignas ou benignas. Somente um exame específico irá detectar a natureza do nódulo.

O que causa um nódulo?

Questões hormonais estão relacionadas à formação dos cistos. Já os nódulos sólidos a ciência ainda tenta descobrir as causas. Os malignos acontecem por erro genético.

Como diagnosticar?

O médico irá solicitar um exame de ultrassom para diagnosticar se o nódulo é sólido ou líquido. Se for identificado que é sólido, é preciso que a paciente faça uma biópsia para saber se o nódulo é benigno ou maligno.

Publicidade

Nem todos são câncer

Ao descobrir um caroço no seio as mulheres já antecipam o pior. Quando ele é benigno, não causa mal algum, a não ser que com o passar do tempo passe provocar algum desconforto. O procedimento para retirar é simples e não oferece riscos.

Os nódulos são hereditários?

Nem sempre, mas mulheres quem têm problemas na família devem redobrar os cuidados.

A pílula pode causar nódulos?

Estudos garantem que a pílula não causa caroços nas mamas.

Sutiãs apertados e dormir sobre os seios fazem mal?

Não. Apenas fica a dica para você usar modelos que sejam confortáveis, evitando dores nos ombros e seios.

Silicone pode provocar o aparecimento de nódulos?

De jeito nenhum, mas pode dificultar o diagnóstico em exames como mamografia. Nestes casos, serão solicitados outros mais precisos como ecografia e/ou ressonância magnética.

Como fazer o autoxame?

É muito fácil. Use os três dedos do meio para fazer movimentos circulares. Examine toda a circunferência da mama até a axila. Esta é uma excelente maneira de você conhecer melhor seu corpo. Caso você sinta algum carocinho, procure seu médico imediatamente.

A partir de quando se deve procurar o especialista?

Toda mulher deve visitar o ginecologista para fazer os exames normais de rotina pelo menos uma vez por ano a partir dos 20 anos. Mas é imprescindível que se for notada alguma alteração nos seios, a consulta seja antecipada. Ao chegar aos 40, o médico passará a pedir exames específicos como mamografia anualmente. Quando há casos de tumores na família, é recomendado que se comece a fazer a mamografia a partir dos 30 anos.

Como fazer a prevenção?

Como foi dito anteriormente, os tumores são causados por erros genéticos. Por isto, o melhor a se fazer é incorporar hábitos saudáveis a sua vida como praticar esportes com regularidade, adotar um cardápio balanceado, relaxar a mente e manter o peso em dia.

Publicidade

Comente