Como proceder quando o ponteiro da balança não sai do lugar

Nem sempre dieta e exercícios físicos ajudam você a emagrecer. Confira o que fazer quando o ponteiro da balança não se mexe a seu favor.

Você capricha na dieta e nas idas à academia. Mas, por algum motivo inexplicável, a balança parece estar contra você.

Publicidade

Infelizmente, casos assim são bem mais comuns do que você pensa e antes de entrar em desespero, é preciso consultar um médico para ver o que está acontecendo. Abaixo descubra quais são os fatores que levam as pessoas a não conseguirem emagrecer e como proceder em relação a isto:

INTOLERÂNCIA A GLÚTEN E LACTOSE

Desconfortos como barriga inchada e má digestão depois de ingerir massas e leite e derivados pode significar que você sofra de intolerância a algumas substâncias presentes nestes alimentos, acarretando problemas com a balança. Para um diagnostico preciso basta um exame de sangue. Quem sofre de intolerância ao glúten deve cortar alimentos feitos com farinha de trigo. Já se o exame acusar problemas com a lactose, leite e seus derivados precisam ser evitados.

HORMÔNIOS EM CRISE

Quando os hormônios ficam desregulados devido a certas doenças pode haver aumento de peso. Quem sofre de hipotireoidismo e hiperadrenalismo sabe exatamente o que é isto. Os sintomas são exaustão, pele seca e queda de cabelo nos casos de hipotireoidismo. O hiperadrenalismo facilita o aparecimento de gorduras na região abdominal. Exames de sangue bastam para um diagnóstico preciso e o especialista indicará o tratamento adequado.

Publicidade

INSÔNIA

Ficar o dia inteiro feito um zumbi por não ter dormido direito não é o único efeito ruim da insônia. Os hormônios se desregulam e deixam o metabolismo lento. O resultado é o aumento de peso. Para dar um jeito nisto a solução é dormir pelo menos oito horas por dia. Relaxe tomando um chazinho antes de ir para a cama ou tomando um banho quente.

METABOLISMO LENTO

Muita gente reclama de ter o metabolismo lento e por isto não conseguir emagrecer. Para saber se é realmente isto que está fazendo com que seu peso não saia do mesmo lugar, é necessário fazer alguns exames como a bioimpedância. Nele é avaliada a composição corporal do paciente e o gasto médio de calorias. Baseado nisto, o especialista irá indicar a redução certa de calorias e a atividade física indicada para a uma perda de peso eficiente. Estas medidas ajudarão o metabolismo a andar mais rápido.

USO DE MEDICAMENTOS

Alguns remédios podem causar elevação de peso, como os corticoides que causam inchaço. Já a pílula anticoncepcional pode provocar retenção de líquidos. Na dúvida, volte ao médico que recomendou o medicamento e tire suas dúvidas sobre o que pode ser feito a respeito.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Não há mulher que não se queixou alguma vez na vida de ter sofrido com retenção de líquidos, principalmente na TPM. Para você ter uma ideia, há mulheres que chegam a acumular 3 litros de água no organismo durante este período e não há peso que resista. Mas não é somente a TPM que causa retenção de líquidos. Doenças do coração, renais e alergias também provocam inchaço. A solução mais simples é beber muita água e chás. Alimentos como pepino, broto de feijão, alface e sucos verdes também ajudam muito. Em casos mais graves, o médico deve ser consultado. Não tome diuréticos por conta própria.

Publicidade

Comente