Como proteger a boquinha dos seu pets

A boca do seu pet também precisa ser higienizada. Veja como lendo as dicas abaixo.

Bafo de onça, gengivite, tártaro. As bocas dos nossos amados bichinhos de estimação são semelhante a dos seres humanos. Uma boca bem limpinha evita até doenças cardíacas.

Publicidade

Quando eles se alimentam, os resíduos da comida se grudam nos dentes e formam a famigerada placa bacteriana. E ela só sai escovando muito bem. Por isto a importância de, desde cedo, criar hábitos de higiene bucal no seu animalzinho de estimação. Veja os passos logo abaixo:

1) Em primeiro lugar, crie uma rotina de horários. Pegue seu bichinho no colo e brinque com ele. Faça círculos ao redor da boca e da gengiva com o dedo para ele ir se acostumando. Compre uma pasta dental adequada a pets. Deixe ele cheirar e lamber para ir se acostumando com o gosto dela. Não force nada. O pet deve ter o seu próprio tempo para se familiarizar com o gosto. A sugestão é adquirir o produto com sabor, como carne e frango. Coloque um pouco de pasta na ponta do dedo para passar nos dentinhos dele. Este é um ritual que deve ser feito diariamente. Você pode enrolar o dedo em uma gaze também, se achar melhor. Faça isto por uma semana.

2) Passada esta fase compre uma dedeira macia, encontrada em lojas especializadas para animais domésticos. Faça o mesmo movimento que você fazia anteriormente com o dedo. Basta colocar o creme dental na dedeira e higienizar os dentes do pet.

Publicidade

3) Chegou o momento de adquirir uma escova de dentes específica para eles. Opte pelas bem macias. Faça movimentos circulares e de vaivém. Esta fase leva um mês.

Assim como para nós, manter a boca do seu animalzinho de estimação limpa irá protegê-lo de diversas doenças graves que podem surgir em vários órgãos. Uma inflamação na gengiva, por exemplo, libera na corrente sanguínea substâncias prejudiciais. Bactérias podem causar danos graves ao coração. Há veterinários especializados em ortodontia e o ideal é levar o pet para uma avaliação e para uma limpeza mais apurada uma vez ao ano. Nas visitas regulares peça ao veterinário para verificar com anda a boquinha do seu animal de estimação.

Os produtos de limpeza dental para pets não são muito baratos, mas vale a pena investir. A pasta dental fica entre R$ 28,00 a R$ 50. Não use cremes dentais para humanos, pois elas contêm substâncias não adequadas para animais. Existem brinquedinhos especiais que ajudam a manter a boquinha do pet limpa. São os snacks e outros acessórios próprios para morder. Enquanto ele se diverte, a limpeza vai sendo feita e ele nem percebe.

Cuide bem do seu pet!

Publicidade

Comente