Como proteger seu estômago

Não exagere demais na comida e na bebida. Veja como proteger seu estômago.

São muitas as tentações gastronômicas que nos cercam diariamente e por vezes não dá mesmo para resistir. E quem sofre com isto é justamente o nosso estômago.
Antiácidos e chás costumam resolver o desconforto. Mas quando a dor e o mal-estar persistem, a saída é procurar um especialista para uma avaliação mais profunda. Abaixo seguem dicas para você proteger seu estômago das comilanças e bebida em excesso. Confira:

Publicidade

Chá de boldo

Exagerar na comida gordurosa pode causar dor na boca do estômago ou azia. Bebidas alcoólicas quando consumidas em excesso provocam irritação no estômago e no esôfago e o resultado é a dor. Para casos um pouco mais simples como estes, a dica é preparar chá de boldo. Esmague algumas folhas dentro de um recipiente até um líquido verde se formar. Acrescente um copo de água gelada, coe e beba imediatamente.

Azia

A episgastralgia ou azia é aquela dorzinha chata que se sente logo acima do umbigo, a famosa dor na boca do estômago. Mas existe outro tipo de azia, chamada pirose, e que provoca um desconforto maior. A sensação de queimação que ocorre na região atrás do peito é provocada quando o suco gástrico (responsável pela digestão) sobe para o esôfago em direção à boca. É o conhecido refluxo, mal que atinge muitas pessoas.

Enjoo e má digestão

São dois incômodos muito comuns para quem abusa da comida, principalmente dos alimentos pesados. Comida gordurosa demora mais a ser digerida, causando aquela sensação de estômago pesado, estufamento e enjoos. Quem é ansioso também pode sofrer com estas indisposições, pois ao comerem engolem mais ar que o normal.

Publicidade

Nestas situações tome chá de gengibre para redução dos sintomas.

Quando os sintomas persistirem por mais de dois dias, é necessário procurar um especialista para investigação do caso. Problemas mais graves como pedra na vesícula, pancreatite, gastrite, úlcera, apendicite e intoxicação alimentar causam dores abdominais.

Quer ter uma boa digestão? Então curta as 5 dicas abaixo e as ponha em prática o quanto antes:

– Ajude o estômago a ter uma melhor digestão mastigando o alimento bem devagar, sem atropelo na hora de engolir a comida. Com isto, além da sua digestão ficar facilitada, o cérebro percebe que você está se alimentando e a satisfação vem mais rápido;

– Evite comer alimentos muito gordurosos, principalmente se você tem propensão a sofrer indisposições estomacais. Troque a feijoada por uma refeição bem mais saudável. Você só tem a ganhar;

– Beber durante as refeições incha o estômago e prejudica a digestão. Consuma líquidos nos intervalos;

– O álcool é um perigo em potencial, inclusive para os estômagos. Modere. De preferência, evite;

– Deitar de estômago cheio faz o refluxo dar o ar da sua graça. Coma menos à noite.

Proteja seu estômago e viva mais feliz.

Publicidade

Comente