Como queimar calorias no escritório

Veja formas fáceis de aumentar o gasto calórico

Tem muita gente que precisa perder peso, mas que não gosta ou tem preguiça de fazer exercícios físicos. Embora a forma mais efetiva e rápida de emagrecer seja a combinação de atividade física e uma dieta equilibrada, é possível perder peso sem sair do lugar, apenas com mudanças de atitudes diárias que ajudam a queimar mais calorias e a acelerar o metabolismo.

Publicidade

Obviamente a prática de exercícios é essencial para a manutenção da saúde, melhorando a coordenação motora, a condição muscular e a capacidade cardiorrespiratória, mas quem precisa perder peso e não tem tempo ou vocação para malhar pode tentar improvisar para perder um pouco mais de peso. Descubra a seguir:

– Dar risada: gargalhar por dez a 15 minutos por dia queima cerca de 40 calorias, pois aumenta a frequência cardíaca em até 20 batimentos por minuto. Com isso, o metabolismo também acelera, melhorando a queima de calorias. O difícil é arranjar motivos para tanta risada todos os dias.

– Malhe os músculos: pratique atividades físicas que aumentem os seus músculos, sem sair do lugar. Fazer levantamento de garrafinhas de água enquanto trabalha ou balançar as pernas, com pesinhos amarrados no tornozelo enquanto trabalha a capacidade dos músculos de queimar calorias, podendo aumentar até 50 calorias na queima do metabolismo basal, que é aquele que usamos apenas para nos mantermos vivos.

Publicidade

– Dê uma volta: levantar para pegar um papel na impressora, para ir ao banheiro ou simplesmente para espairecer pode significar um gasto de até 300 calorias no dia, porque representa um movimento e, consequentemente, um gasto de energia que o corpo precisa fazer. Se mexer, mesmo que para pegar um lápis na última gaveta, é uma forma de emagrecer de forma bem preguiçosa. Vale também dançar na cadeira enquanto ouve iPad.

– Substitua a cadeira: troque a poltrona de escritório por uma bola de pilates. O simples fato de ter de se equilibrar sobre a bola faz com que os músculos das pernas e do abdômen sejam tonificados, melhorando ainda o gasto calórico. Todavia, deve-se usar este mecanismo apenas por uma hora por dia, já que depois deste prazo, os músculos tendem a relaxar e o exercício perde seu efeito.

– Frio: passar um pouquinho de frio ajuda a queimar mais calorias, pois demanda que o corpo gaste energia para aquecer o organismo. Mas ao invés de se trancar numa sala refrigerada, substitua a água em temperatura ambiente pela gelada e melhore seu metabolismo.

– Capriche no lanchinho: comer a cada três horas estimula o metabolismo a queimar calorias, mas atenção para não atacar lanches calóricos. Aposte em alimentos com fibras, gengibre, canela, pimenta e proteínas que dão maior sensação de saciedade e ainda aceleram a queima calórica.

– Hidratação: manter o corpo sempre hidratado ajuda a eliminar toxinas e acelerar o metabolismo de forma que ele trabalhe adequadamente. Além disso, quem ingere mais líquidos sente menos fome e menos necessidade de comer.

Publicidade

Comente