Como reaproveitar jornais velhos

Não jogue as folhas de jornal no lixo. Elas podem ser reaproveitadas e se tornarem decoração na sua casa.

Jornal velho tem um destino certo: a lata de lixo. Mas depois de ler o texto a seguir você se dará conta que as folhas de jornal têm muitas utilidades. Confira:

Publicidade

FRUTAS

Frutas verdes amadurecem mais rápido quando envoltas nas folhas do jornal. Elas produzem de forma natural um gás chamado etano durante o amadurecimento. Embrulhadas no jornal elas permanecem mais tempo em contato com o gás, ficando boas para saborear mais brevemente.

CHURRASCO

Acenda o carvão da churrasqueira fazendo argolas de folhas de jornal. Coloque-as na churrasqueira e o carvão vai queimar normalmente. Evita o uso do álcool.

PRESENTES

Seja criativa e invente um papel de presente bacana. Pegue a página de quadrinhos do jornal (que é colorida) e passe verniz com um pincel. Espere algumas horas para secar e está pronto um papel de presente divertido e original.

Publicidade

DECORANDO A CASA

Sabe aquela caixa de madeira meio sem serventia que você tem em casa? Decorá-la com folhas de jornal irá alterar completamente o seu visual. Comece fazendo canudinhos com tiras do jornal e cole cada uma bem juntinha uma da outra na madeira. Quando secar, corte as sobras com estilete e passe verniz incolor ou tinta. Vai ficar muito legal.

PAREDE DIFERENTE

Você está enjoado das paredes da sua casa? Então veja como transformá-la com folhas de jornal. Inicie lavando a parede. Enquanto ela seca, dilua cola branca na medida de duas partes para uma de água. Use um rolo para passar em pequenas áreas da parede e vá colando o jornal.

Finalize passando mais uma camada de cola sobre o jornal para impermeabilização e brilho.

ADUBO

Jornal também vira adubo. Faça um buraco de 50 cm X 50 cm no jardim ou quintal e coloque ali sobras de legumes e verduras, sempre misturando com a terra. Ponha um jornal por cima juntamente com um plástico escuro. De quatro em quatro dias regue e quando encher deixe a terra descansar. Revolva o local quinzenalmente. Molhe algumas vezes e em três meses você terá um novo adubo. Recomenda-se o uso de jornal preto e branco, sem impressões coloridas.

ADEUS, CHULÉ

Tênis ou sapatos úmidos ficam mais sequinhos quando você coloca uma bola de jornal dentro. Deixe passar a noite inteira e no dia seguinte até o cheiro ruim terá desaparecido.

MOFO

Quando o carpete do carro umedece exala um odor desagradável. Evite colocando quatro folhas de jornal entre o carpete e o tapete de borracha. Troque quando estiverem úmidas outra vez.

Publicidade

Comente