Como reaproveitar sobra de alimentos e fazer deliciosas receitas

Imagine que aquela casca que você retira da batata para fritá-la, pode ser mais vitaminada do que a própria batata, ou que a casca de ovo possua benefícios para sua saúde, que a gema e a clara não podem te oferecer? Imagine que a casca de banana também tenha algumas vitaminas, e a maçã tenha antioxidantes em suas cascas, que o fruto contido nelas não tem.

Publicidade

Pode parecer estranho a primeira vista, mas todos esses alimentos, além de outros que costumamos retirar a casca, caule, sementes entre outros componentes naturais, oferecem ainda mais vitaminas, proteínas e sais minerais que as vezes o próprio fruto não oferece a nosso organismo. Se você quer saber como preparar alguns alimentos aproveitando tudo que há nele, veja algumas dicas de como reaproveitar sobras de alimentos e garanta benefícios exclusivos para sua saúde e de sua família.

Pó de casca de ovo

Você sabia que dá pra fazer com a casca de ovo, um pó que pode ser jogado na comida como uma farinha, e tem cálcio e nutrientes que auxiliam no combate a osteoporose? Pra fazer o pó você vai precisar:

· Casca de ovo;
· Água;
· Liquidificador;
· Pano fino e limpo.

Publicidade

Modo de fazer:

Pegue a casca de ovo e ferva na água por uns 5 minutos e depois tire da água e deixe esfriar e secar. Depois bata no liquidificador e passe num pano fino, ficando como um pó. Para usar na comida, use apenas uma colher de sobremesa em sua comida como arroz com feijão, refogados e sopas.

Doce de casca de banana

A partir de agora, não jogue mais fora as cascas de banana, mas aproveite para fazer um delicioso doce de casca de banana. Veja como se faz:

· 5 cascas de banana nanica bem lavadas e picadas;
· 2 ½ copos de açúcar.

Modo de fazer:

Cozinhe as cascas em pouca água até amolecer. Retire do fogo e depois de escorrer, reserve o caldo do cozimento. Deixe esfriar e bata as cascas no liquidificador com o caldo e passe numa peneira, juntando o açúcar e levando tudo ao fogo brando. Mexa sempre até desprender do fundo da panela, desligue fogo e deixe esfriar, servindo logo depois.

Aperitivo de cascas de batata

Que tal aproveitar as cascas de batata e comê-las a parte? Ficam crocantes e como batatas fritas e você aproveita em saúde e sabor. Veja do que você vai precisar:

· Cascas de batatas;
· Óleo;
· Sal.

Pegue as cascas de batatas e lave-as. Seque e depois frite em óleo com sal até ficarem douradas e crocantes.

Publicidade

Comente