Como receber os amigos para uma churrascada

Saiba como preparar uma churrascada em grande estilo.

Reunir os amigos para um churrasco tem tudo para ser divertido. Mas para o evento sair perfeito (ou quase) é preciso um bom planejamento e uma decoração bacana. Geralmente, o churrasco é realizado ao ar livre, mas tenha um plano B à mão caso justamente no dia caia uma chuvarada. Confira abaixo como receber seus amigos em um evento bem divertido:

Como receber os amigos para uma churrascada

Publicidade

COMO ESCOLHER O CARDÁPIO

– Prepare petiscos mais leves, já que o consumo de carne será grande. Aposte em legumes, abobrinha marinada, tomates-cereja com azeite de oliva e salada. A sugestão é que sejam servidos como entrada.

– Um churrasco precisa também de uma salada de folhas. A famosa e gostosa salada de maionese sempre é uma excelente pedida, desde que possa ficar armazenada em um lugar refrigerado. Arroz cai bem, mas se esfriar deixa de ser apetitoso. A dica é servir batata ou aipim cozidos. Praticidade é o segredo.

– Depois de tanta carne, nada de sobremesas pesadas. Salada de frutas é o mais indicado. Experimente pôr na grelha fatias de abacaxi ou banana.

Publicidade

– Antes das carnes nobres, ofereça para a galera linguiça, asinha e coxinha de frango.

– Se a picanha estiver muito cara para o seu bolso, não desanime. Há carnes igualmente saborosas. Experimente a fraldinha, o bife de costela e o assado de tira. Espetinhos costumam agradar bastante. Monte com cebolas, pimentão e pernil, alternados.

– A farofa não pode faltar. Você pode comprar já pronta e dar um toque especial com cebola dourada e bacon.

QUANTIDADES CERTAS

Para não pagar mico e deixar os convidados com vontade, calcule a quantidade ideal:

– Por adulto a média do consumo varia de 200 a 300 gramas. Calculando para quinze pessoas, você irá precisar de quatro quilos de carne (desconsidere os acompanhamentos). Este total é dividido entre todos os tipos de carne que você servirá.

– Churrasco sem cerveja não tem graça. O cálculo é quatro cervejas por adulto. Outras bebidas como caipirinha, refrigerantes e sucos ficam na média de um litro por pessoa.

PLANEJAMENTO

Um dia antes coloque a bebida para gelar. As sobremesas podem ser preparadas na véspera. Compre a carne na manhã do evento para garantir sua suculência.

DECORAÇÃO

Veja como você pode deixar bem bacana a decoração do ambiente onde será servido o churrasco:

– Uma decoração rústica é aconchegante. Os talheres podem ser colocados em potes de vidros. Gafos e facas, por exemplo, cada um no seu respectivo pote, enfeitados com fios de juta ou pano de copa colorido.

– Que tal servir as carnes em uma tábua? Sua casa irá ficar igual a uma churrascaria.

– Disponha de travessas coloridas para colocar as saladas. Lembre-se que os acompanhamentos devem estar na mesa, próximo dos convidados.

COMO PREPARAR UM ESPETINHO DE FRANGO E LINGUIÇA

Aposte nesta delícia que irá fazer o maior sucesso no seu churrasco. Anote:

Você vai precisar de 1 peito de frango em cubos, 1 dente de alho amassado, sal, pimenta-do-reino moída, tomilho e sálvia a gosto, meio limão (somente o suco), 2 gomos de linguiça em rodelas, 6 cebolas pequenas, 1 pimentão verde em cubos e 1 pimentão vermelho em cubos.

Para o molho você vai precisar de 2 tomates picados, 1 cebola roxa bem picada, 1 cebola branca picada, 2 colheres de sopa de pimentão verde picado, 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e 6 colheres de sopa de azeite.

Como fazer: coloque o frango em um recipiente e tempere com alho, sal, pimenta, ervas e o suco do limão. Após vinte minutos marinando é a hora de montar os espetos. Intercale frango, linguiça, cebola e pimentões. Enquanto estiver grelhando na churrasqueira pincele de vez em quando com azeite. Para preparar o molho basta misturar todos os ingredientes. Sirva juntos com os espetinhos.

Rende 6 unidades com 33 calorias por porção.

Publicidade

Comente