Como reciclar papel em casa

Às vezes aqueles papéis velhos e restos de jornais que você colocaria no lixo podem ser muito úteis para a reciclagem. Que tal aprender a fazer toalhas, envelopes e ajudar o planeta?

Você vai precisar de papéis usados como folhas sulfite, envelopes, sacos de pão, jornais, bacia, liquidificador, peneira plástica de fundo plano (ou uma tela pregada em moldura de madeira) que caiba na bacia, jornais ou panos velhos para secar os papéis e 1 esponja.

Publicidade

Passo a passo:

1) Picote todos os papéis que você juntou e os deixe de molho na bacia por 24 horas. Para cada copo de papel picado, junte 1.250 ml de água. Ponha tudo no liquidificador e bata até alcançar uma textura homogênea;

2) Coloque de volta o papel batido na bacia e complete com água até a metade. Os pedacinhos de papel não podem ficar no fundo, por isso agite a mistura na bacia usando suas mãos.

Publicidade

3) Ponha a peneira ou a tela na bacia, mergulhando-a. Retire e pressione-a com as mãos para que não fique água demais retida;

4) Vire, com cuidado, a peneira sobre o jornal ou o pano seco;

5) Para retirar ainda o excesso de água acumulado, utilize a esponja pressionando a superfície inferior;

6) Com muito cuidado, vá soltando a folha da tela e espere ela secar por mais ou menos 24 horas.

Se você quiser colorir o papel, adicione algumas gotas de anilina ou tinta de tecido. O papel reciclado pode adquirir tramas e texturas diferentes. Para isso coloque na mistura flores secas, cascas de cebola ou sisal picado.

Há vários motivos para a reciclagem do papel. Um deles é a diminuição do lixo no planeta. Você sabia que 40% do lixo urbano mundial é de papel? A reciclagem de 50 quilos de papel evita que uma árvore seja cortada, além de ser reduzido o consumo de água usada na sua fabricação. Portanto, se você tiver condições, recicle sempre que possível e ajude a preservar o planeta que você vive.

Publicidade

Comente