Como recuperar a autoconfiança

Alguma situação vivida foi forte o suficiente para deixar você para baixo? Leia as dicas a seguir e veja como recuperar a autoconfiança rapidinho:

São muitas as situações que diminuem nossa autoconfiança. Demissão, fim de relacionamento, críticas várias vindas de pessoas que você nem espera. É normal se sentir assim depois de certos revezes. Porém, ficar muito tempo remoendo o assunto e tendo pensamentos derrotistas e negativos só vão piorar e muito seu caso. Para sair dessa não é fácil, mas o bom de tudo é que só depende de você tomar a iniciativa e dar a volta por cima. Surpreenda-se e veja como recuperar a autoconfiança mais rápido que você pensa:

Publicidade

AMIGOS

Há pessoas que são solitárias por natureza, pois a sua personalidade é mais reservada e menos expansiva. Geralmente quem não consegue lidar bem com isso sente-se muito mal por não ter muitos amigos e levar uma vida social. Bem, se você tem vontade de conhecer novas pessoas e até mesmo conquistar um namorado, o primeiro passo é sair do quarto e da frente do computador. Analise-se. Você tem olhado as pessoas nos olhos, cumprimentado seus colegas ou pelo menos tentado ser acessível? Muita gente pode não ter se aproximado justamente por você não estar abrindo a guarda. A única maneira de sair dessa é abrindo a boca. Isso mesmo, faça um esforço e passe a conversar mais com pessoas da sua convivência diária. Sorria, fale sobre amenidades e muito em breve você perceberá uma mudança no tratamento em relação a sua pessoa.

CONVÍVIO FAMILIAR

No ambiente familiar nem tudo são flores. Sempre tem alguém disposto a criticar o comportamento, roupas, corpo… Se isso estiver acontecendo com você, não se diminua.

Não permita que ninguém lhe machuque com palavras. Enfrente o outro sem medo, não importa o grau de parentesco. Quando a crítica é construtiva e vem para somar, aceite numa boa. Contudo, se a opinião alheia vem para ferir, não fique quieta. Responda e se imponha desde cedo. Você sentirá mais forte para enfrentar qualquer situação.

Publicidade

FIM DE RELACIONAMENTO

É quando a auto estima despenca sem dó nem piedade, principalmente se o seu ex a trocou por outra. Não se culpe. Depois que seu coração estiver menos machucado e você tiver condições de raciocinar melhor, faça uma análise do seu namoro. Certamente ele não era o cara ideal e prosseguir no relacionamento traria dissabores mais cedo ou mais tarde. Arquive também os mirabolantes planos de vingança. Isso não dá certo e o papel de mal-amada vai cair feito uma luva em você. Portanto, assuma sua solteirice, invista na sua produção pessoal e viva sua vida sem medo de ficar sozinha. Quando menos você esperar, outro amor irá surgir.

DEMISSÃO

Ir para o olho da rua faz qualquer pessoa se sentir envergonhada e incapaz. Parece que todos estão com pena da sua situação e o que é pior, querendo adivinhar os motivos para você ter sido demitida. Ânimo! Sair do emprego não é o fim do mundo. Pense positivo. Essa é a chance que você tanto precisava para ir à busca de novas oportunidades e não fazia antes por estar acomodada. Enfrente novos desafios. Talvez a área que você trabalhava anteriormente não era seu chão. Não se faça de vítima e lute pelo que quer.

Ninguém é perfeito. Para se sentir amada, segura ou inteligente você não precisa ser linda, magra ou alta. Seja você mesma e não corra atrás da perfeição, pois essa é uma busca inútil. Faça o melhor que puder, doe-se mais e os resultados chegarão logo.

Publicidade

Comente