Como redecorar a casa com pouco dinheiro

Saiba o que fazer para deixar sua casa diferente, gastando pouco.

Hoje em dia redecorar envolve mais do que deixar a casa bonita e receptiva para os visitantes. A ordem agora é conforto, criatividade e reaproveitamento. Não basta mais pintar as paredes com cores tradicionais e trocar o velho pelo novo, agora é tudo pensado.

Publicidade

Faça um planejamento

Se for redecorar, nada mais sensato do que decidir o que vai mudar. Anote o que pretende fazer com as paredes, móveis e todo o resto. Decida qual cômodo você dará preferência.

Já coloque em papel a decoração que você está sonhando para depois ficar mais fácil e não correr o risco de se esquecer de algo.

Avalie o que vai para o lixo

Nessas horas costumamos jogar pilhas de “lixo” fora. Mas acontece que nem tudo é lixo! Algumas tranqueiras podem dar um novo ar para o seu lar, então separe aquilo que ainda possa ser utilizado – papel de decoração, tinta guache, cola, banco, cordas e etc. – e deixe em um cantinho seguro.

Publicidade

Não jogue exatamente tudo fora, apenas aquilo que de fato não presta.

Use o velho para fazer algo novo

Um velho banco lixado, pintado e vernizado fica como novo. Então faça isso.

Para mudar a cara da cerâmica do banheiro ou da cozinha, você pode usar adesivos de parede ao invés de tinta para dar uma nova aparência e com desenhos ilustrativos.

Sabe aquele tênis velho? Serve perfeitamente para plantar algo pequeno – uma muda, por exemplo.

A escada de madeira que ninguém usa mais, lixada e pintada pode servir para pendurar coisas.

O tampo de uma mesa onde o único problema está nas pernas, pode ser colocado no canto da casa, usando braçadeira como suporte.

A janela que iria para o lixo, pintada, se torna um maravilhoso mural.

Ou, se ela for lisa, uma estante!

Não tem jeito, você precisa comprar

Depois que você planejou, viu as possibilidades do que fazer com móveis velhos e até com um certo entulho, agora está na hora de desembolsar.

O jeito é pechinchar. Diga que na loja tal está mais em conta, que você está com X na carteira, que vai comprar duas latas de tinta junto com os adesivos e tal… Mas, no fim das contas, você irá gastar de qualquer jeito! A diferença é que uma boa conversa irá diminuir os gastos.

Use a criatividade

A internet ajuda muito no quesito “reaproveitar”, mas nem sempre você poderá usar os mesmos artifícios dos outros. Então pense em como fazê-lo. Questione-se, tente, pense!

Se a ideia não bater, peça ajuda de alguém.

Não faça tudo por conta própria

Renovar estressa, essa é uma verdade. Isso acontece porque, quase sempre, a primeira tentativa falha. Por isso, o melhor é sempre pedir ajuda de alguém. Seja o amigo, a vizinha, o marido, os filhos… Não importa! Quando é feito em conjunto, o tempo passa mais rápido e os erros estão sujeitos a ser motivo de risada ao invés de estresse.

Conclusão

Não importa o quanto você deseja ver sua casa de cara nova, é preciso tempo, trabalho duro e muita, mas muita paciência. A criatividade estará de mãos dadas com você e se ela se soltar, tenha calma!

Quando tudo acabar, verá que valeu apena.

Publicidade

Comente