Como reduzir as calorias do seu prato

Faça pratos menos calóricos preparando receitas mais magras. Descubra como lendo o texto abaixo.

Receitas saborosas também podem ser a causa dos quilinhos a mais. Você sabia que pode reduzir as calorias do seu prato se mudar alguns ingredientes? E o melhor de tudo é que o sabor continua delicioso. Diminua as calorias e transforme seu cardápio em algo mais light. Confira as receitas e dicas a seguir:

FRANGO À PARMEGIANA

Publicidade

A receita original rende 6 porções, com 655 calorias cada.

Você vai precisar de: 6 filés de frango finos, 1 dente de alho picado, sal e pimenta a gosto, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 ovos batidos, 2 xícaras de chá de farinha de rosca e óleo para fritar.

Molho de coentro: ¼ de xícara de chá de coentro picado, 4 colheres de sopa de azeite, e sal e pimenta a gosto.

Publicidade

Recheio: 100 gramas de mussarela ralada, 100 gramas de queijo prato ralado, 9 tomates-cereja cortados ao meio e 3 colheres de sopa de parmesão ralado.

Como fazer: comece temperando os filés de frango com sal, pimenta e alho, a gosto. Depois passe-os na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Em uma frigideira com óleo quente frite os filés até dourarem de ambos os lados. Reserve. Prepare o molho com coentro, azeite, sal e pimenta, misturando tudo em uma vasilha. Reserve. Coloque o recheio por sobre os filés, alternando queijos e tomates. Finalize pondo um dos filés sobre todos os demais, prendendo palitos para segurar. Ponha em uma assadeira, salpique queijo parmesão ralado e deixe no forno até o queijo se derreter. Coloque o molho e está pronto para servir.

Anote a versão magra:

Não use as farinhas. Prepare uma mistura com 1 colher de café de alho desidratado, 1 xícara de aveia em flocos e 4 colheres de sopa de gergelim. Coloque no processador e depois tempere com curry e pimenta. Ao invés dos ovos inteiros, use 2 claras e ¼ de xícara de chá de caldo de galinha. Acrescente o caldo às claras em neve e passe nos filés. Use o mix de aveia para empanar e leve os filés ao forno até dourarem. Ponha o molho, tomates e 100 gramas de mussarela light e coloque no forno mais uma vez. Calorias por porção: 200.

ESPAGUETE COM CREME DE ESPINAFRE E BACON

A receita original tem 422 calorias, rendendo 6 porções.

Você vai precisar de: 500 gramas de espaguete cozido al dente, 4 colheres de sopa de manteiga, 1/3 de xicara de chá de farinha de trigo, 4 xícaras de chá de leite, ½ colher de chá de sal, 1 pitada de noz-moscada, 1 dente de alho picado, 2 colheres de sopa de azeite, 1 maço de espinafre aferventado e 200 gramas de bacon em cubinhos fritos.

Como fazer: em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha e refogue. Junte sal, leite, noz-moscada, misturando tudo até a consistência ficar grossa.

Refogue em outra panela alho no azeite com espinafre picado, junte o molho e sirva.

Anote a versão magra:

Substitua o leite para a versão desnatada e troque a manteiga por 2 colheres de sopa de margarina light. Remova a gordura do bacon, corte-o em pequenos cubos e os coloque sobre papel-toalha, em um prato. Deixe no micro-ondas entre 2 a 3 minutos. A consistência ficará crocante. Calorias por porção: 305.

As dicas abaixo também irão reduzir de forma significativas as calorias da sua refeição. Veja:

– 1 copo de suco de uma unidade de laranja e uma fatia de mamão tem apenas 79 calorias, bem menos que uma latinha de refrigerante;

– Quando você for fazer arroz, retira parte dos grãos e coloque repolho em tiras ou cenoura ralada. O prato fica saboroso, saudável e menos gordo;

– O estrogonofe fica uma delícia também com iogurte desnatado. Experimente!

– Saladas podem ficar ainda mais leves misturando limão, água, salsinha, cebolinha, orégano, cebola e tomate. Cada colher de sopa tem apenas 7 calorias.

Publicidade

Comente