Saiba todos os detalhes de como fazer para registrar uma ave no IBAMA.

A criação de aves é uma prática muito comum entre as pessoas, ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ou ensinar palavras a um papagaio é muito divertido. Porém no Brasil existe uma legislação específica para a criação de aves.

Como registrar uma ave no IBAMA

O principal órgão fiscalizador deste tipo de criação é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sendo necessário para a pessoa que deseja criar aves, obter uma licença de criador amador no site do IBAMA: servicos.ibama.gov.br, procurar um posto de atendimento desse órgão e apresentar uma documentação específica para que esteja apto a criação doméstica de certos tipos de aves.

Este artigo vai apresentar todas as dicas de como fazer para registrar uma ave no IBAMA.

Para registrar uma ave no IBAMA é preciso:

Comprar a ave de um vendedor autorizado pelo IBAMA

Procurar um posto de atendimento do IBAMA

Apresentar seus documentos pessoais

Apresentar a certidão do tipo de ave que se deseja registrar

Agora veja detalhadamente o que é preciso fazer para registrar uma ave no IBAMA

1º Comprar a ave de um vendedor autorizado pelo IBAMA

Existem vendedores que possuem estabelecimentos legalizados para vender aves. Compareça a um desses estabelecimentos e escolha a ave de seu gosto. No momento de finalizar a compra, o vendedor é obrigado a lhe fornecer uma certidão para apresentação no IBAMA.
Esta certidão é como se fosse uma certidão de nascimento. Nela estão descritos toda a origem da ave e toda a descrição da espécie da mesma.

2º Procurar um posto de atendimento do IBAMA

Após você ter feito a escolha da ave, você terá que comparecer a um dos postos de atendimento do IBAMA espalhados pelo Brasil. É possível verificar os endereços desses postos mais próximos de sua residência no site do IBAMA.

3º Apresentar seus documentos pessoais

Você terá que apresentar os seus documentos pessoais como: carteira de identidade ou habilitação, CPF, comprovante de residência entre outros para comprovar que você tem endereço fixo. E sua licença de criador amador.

4º Apresentar a certidão do tipo de ave que se deseja registrar

Você terá que apresentar a certidão da ave para que se dê início ao processo de registro de sua ave no IBAMA. Você terá também que assinar algumas declarações de que você se comprometerá a cuidar de toda espécie de doença que a ave por ocasião poderá ter, sendo que se comprometerá a contratar e a pagar todos os cuidados veterinários. E também assinará um termo em que você se comprometerá a nunca mais soltar a ave no meio ambiente. Sendo responsável pela criação da ave a partir daquele momento por toda a sua vida.

É importante verificar que não adianta ir ao posto do IBAMA com uma ave sem certidão. Você e a pessoa que vendeu a ave poderão responder criminalmente por tráfico ilegal de aves.

Após tudo registrado, você poderá criar a sua ave em sua casa. Sendo que este tipo de criação requer alguns cuidados muito específicos, sendo necessário muita dedicação e empenho para proporcionar um ambiente adequado para que a ave seja criada e lhe fornecer uma alimentação adequada.

Enfim essas são as dicas para quem deseja registrar uma ave no IBAMA.

Receba mais sobre "Como registrar uma ave no IBAMA" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário



Faça um Comentário