Como relaxar durante o expediente

Tensa e estressada? Não deixe que isso acabe com você. Confira as dicas de como relaxar durante o expediente.

Passar oito, nove horas por dia sentada em uma cadeira, atendendo ligações, clientes e aturando um chefe mau humorado é capaz de detonar com a saúde de qualquer pessoa. Se você chega em casa todos os dias com os ombros doloridos e o pescoço tenso, a dica é fazer algumas técnicas de relaxamento para dar uma aliviada. No texto abaixo, você irá conferir algumas dicas de como relaxar durante o expediente. Anote!

Publicidade

Respiração

Na sua cadeira de trabalho, sente de maneira confortável e com as pernas um pouco afastadas entre si. Deixe as palmas das mãos apoiadas nas coxas e relaxe seus ombros. Nessa posição, feche os olhos e passe a respirar de forma profunda e devagar. O diferencial vem a seguir: ao inspirar, encha a barriga de ar e mentalmente conte até 4. Segure o ar enquanto conta até 2. Expire contando até 5 (sempre mentalmente) e perceba a barriga esvaziar. Conte até 2 e comece tudo outra vez. Repita a operação por 5 minutos.

Mãos e braços

Sempre sentada, estique para frente o braço direito, observando para que a palma da mão esteja voltada para baixo. Dobre o pulso em um ângulo de 90 graus (mais ou menos, para você ter uma ideia), forçando suavemente para trás. Fique nessa posição por 10 segundos e volte a mão ao seu estado normal de repouso. Respire fundo e libere o ar devagar e sem pressa por três vezes. Agora estique o braço para frente e dobre o pulso para cima. A palma da mão dessa vez fica virada para frente. Fique 10 segundos assim, mantendo o corpo relaxado. Descanse o braço, respire calma e normalmente por três vezes. Esse exercício deve ser repetido em cada posição mais uma vez.

Outra maneira de relaxar é esticar os dois braços para frente, entrelaçando os dedos. Gire mãos e punhos 10 vezes no sentido horário e 10 vezes no sentido anti-horário.

Publicidade

Pés

Sentada, apóie os pés totalmente no chão e pressione as pontas dos dedos do pé direito. Levante o calcanhar, mantendo sempre os dedinhos firmes no piso. Você perceberá a tensão na canela. Volte para a posição anterior, respire calmamente e faça o procedimento mais uma vez. Apoie o calcanhar no chão e flexione ainda o mesmo pé para trás. Espere 10 segundos para voltar à posição original. Respire calmamente três vezes, faça novamente o exercício e repita com o outro pé.

Ombros

Sentada e com a coluna bem ereta, levante os ombros para cima como se quisesse alcançar as orelhas. Quando sentir a tensão, volte à posição normal. Respire calmamente três vezes e faça de novo. Leve os ombros para frente e para trás. Você sentirá uma leve torção nos músculos das costas. Faça esse movimento por 10 vezes. Relaxe, respire normalmente por três vezes e repita.

Rosto

Apoie os pés no chão e mantenha a coluna ereta. Procure deixar a testa franzida e fique assim por 10 segundos. Volte ao normal, respire calmamente por três vezes e repita. Para relaxar o maxilar, abra e feche a boca por 10 vezes. Relaxe, respire tranquilamente por três vezes e repita o movimento.

Publicidade

Comente