Como remover areia dos olhos

“Confira como livrar-se deste comum incômodo”.

Um grão de areia é algo tão minúsculo que dificilmente você se incomodaria com isso não é mesmo? Mas se ele entrar dentro de seu olho a coisa muda de figura, você irá sentir uma sensação extremamente dolorosa e irritante, além de poder até causar alguma infecção mais grave. Este pequeno objeto pode, por exemplo, arranhar a córnea de seu olho, causando muita dor, algumas lágrimas e uma visão embaçada.

Publicidade

Situações em que isso pode ocorrer

Isso pode ocorrer em um dia de muito vento na praia ou mesmo em algum acidente na areia. Se isso ocorrer é essencial administrar os primeiros socorros o quanto antes, para reduzir a possibilidade de uma lesão mais grave.

Se a areia entra nos olhos de uma criança, o risco é dobrado porque é difícil evitar que eles esfreguem os olhos. Porém, não se assuste, pois você pode livrar-se rapidamente e sem necessitar de assistência médica e o próprio mecanismo dos nosso olhos possuem proteções para evitar que algo mais sério ocorra, como a lágrima.

O passo a passo

Passo 1: lave bem suas mãos com água e sabão antes de iniciar todo o procedimento. Agora pisque diversas vezes, para produzir lágrimas naturais e com isso lubrificar o olho. Puxe a sua pálpebra superior e aproxime ela da pálpebra inferior, aumentando ainda mais a produção de lágrimas de forma a lavar a areia.

Publicidade

Passo 2 : lave bem os seus olhos com água limpa. Isso vai lavar a areia quando as lágrimas não foram suficientes para fazer esse processo.

Passo 3: com um pano de algodão ou com um cotonete umedecido, remova o grão de areia se ele estiver visível. Faça esse procedimento com cuidado para não danificar sua córnea.

Passo 4: se você não teve êxito, procure uma ajuda médica. Se você conseguiu remover o grão de areia e mesmo assim sentiu dor ou algum desconforto, procure um oftalmologista.

Cuidados posteriores

Verifique se você não teve outros sinais de infecções durante as próximas 48 horas.

Sempre que um objeto estranho entra em contato com os nossos olhos, existe a possibilidade de se desenvolver uma infeção grave.

Sempre resista à tentação de esfregar seus olhos, evitando assim problemas muito piores. Se fizer isso, a areia terá ainda mais contato com a córnea.

O ideal é cobrir os dois olhos com algodão e água para descansar a vista. Só um médico pode indicar um tratamento mais preciso.

Publicidade

Comente