Como remover chicletes de roupas

Confira as dicas para remover chicletes da suas peças, sem danificar o tecido.

Uma das situações mais difíceis do seu dia a dia é encontrar uma forma segura e eficaz de remover goma de mascar de uma roupa. Esse desafio triplica quando a goma já está seca. A forma mais fácil de fazer a remoção é logo após o acontecimento, mas nem sempre isso é possível e mesmo que você consiga raspar a goma quando ela não está endurecida, certamente os restos não serão eliminados.

Publicidade

As técnicas

A primeira técnica a tentar é o congelamento da goma. Isso pode ser feito quando o item é pequeno, como por exemplo uma meia ou camiseta. A ideia é levar este item ao congelador dentro de um saco plástico até que a goma fique endurecida. Se a peça é muito grande, você pode tentar endurecer com um pedaço de gelo. Feito isso, é provável que a goma congelada seja removida facilmente se você raspar com uma faca ou mesmo com as unhas.

Utilizando agentes químicos

Outro método comum para remover a goma de mascar é usando vinagre quente. Para isso, basta usar um pano absorvente com o vinagre e aplicar diretamente sobre a goma de mascar. O vinagre irá penetrar entre a goma e o tecido, amolecendo-a e tornando simples o processo de remoção. Caso necessário, após remover um pedaço, aplique uma segunda mão de vinagre e faça o processo de remoção novamente. Logo após efetuar totalmente a remoção da goma, lave a peça.

Existem outros agentes químicos que podem lhe auxiliar na remoção da goma, embora esses resultados possam variar e até mesmo danificar a peça. O lubrificante doméstico WD-40 é um desses produtos que podem lhe auxiliar nessa remoção, bastando aplicar em cima da goma e aguardar que ela amoleça para poder remover. Da mesma forma, lave a peça imediatamente após a remoção.

Publicidade

Removendo com papel

Caso você não tenha sucesso nesses métodos, uma outra opção é utilizar um papel pardo. Para isso, coloque a peça de roupa sobre uma área plana e o papel pardo bem em cima da goma. Agora, com um ferro de passar roupa pressione sobre esta área. O calor irá amolecer a goma e um pedaço dela provavelmente estará sobre o papel pardo. Basta limpar a sobra.

Último recurso

Se nenhuma dessas técnicas deu certo, cabe partir a especialistas. Nesse caso, leve a sua peça a uma lavanderia, pois eles irão utilizar os produtos corretos que removerão a goma e o principal, sem danificar a peça.

Publicidade

Comente