Como remover vírus do Facebook

Somos ameaçados todos os dias por vírus que rondam o nosso perfil no Facebook, a maior parte deles surge como solicitação de aplicativos ou vem em forma de spam, por isso é necessário ter atenção redobrada aos links que você abre e até mesmo a páginas que você curte, algumas parecem até bem interessantes como a página que promete mudar a cor do seu Facebook, descobrir quem te visitou ou quem visualizou as suas fotos. Esses são recursos que o Facebook não disponibiliza, portanto tome cuidado com qualquer Fan Page que possua esta promessa, pois o que elas querem é ter acesso aos seus dados pessoais e aos de seus contatos, usando o seu perfil para o envio de spam. Caso você tenha curtido alguma destas páginas basta dar um “dislike” (ou descurtir) para remover o vírus.

Publicidade

Além destas ameaças de vírus no Facebook, há também outros links com permissão para aplicativos falsos. Todo aplicativo, seja ele verdadeiro ou falso, solicita permissão para acessar as suas informações pessoais, o problema é que com a facilidade em se criar aplicativos, muitos o usam somente para se aproveitar, sem oferecer nada de qualidade em troca para o usuário, como por exemplo, aplicativos que se tornam virais ao acessar as suas informações e sugerir o aplicativo para todos os seus amigos, tornando assim a sua conta vulnerável. Há também os avisos falsos, que vem como mensagens de spam, para não aceitar determinadas pessoas, se bem que realmente não é nada recomendável aceitar quem você não conhece em seu perfil, pois seria como contar a sua vida para um estranho, mesmo que virtualmente.

Outros vírus vêm disfarçados em mensagens engraçadas, bonitinhas para induzir o compartilhamento. Essas mensagens normalmente prometem uma alteração na foto ou a aparição de uma imagem divertida com o uso do photoshop montando caricaturas virtuais ao serem clicadas, geralmente possuem uma mensagem de Clique Aqui, não caia nessa, você pode ter sua conta comprometida.

Caso sua conta já tenha sido infectada e simplesmente “descurtir” a página ou evitar abrir outros links suspeitos não tenha sido o suficiente, a remoção de vírus do Facebook pode ser feita através do seu navegador.

Publicidade

Se o seu navegador for o Mozilla Firefox você pode pressionar, ao mesmo tempo, as teclas: CTRL + Shift + A, depois vá a Extensões e remova aquelas que forem consideradas suspeitas, se você não conseguir identifica-las remova todas as que aparecerem.

No navegador Google Chrome você deve digitar: chrome://settings/extensions e remover as extensões que não foram adicionadas por você.

Nos dois navegadores não existem extensões que tenham sido adicionadas por padrão e por isso não há nenhum problema em remover todas as extensões que aparecerem.

Vale lembrar que mais importante que remover vírus do Facebook é não permitir que este tipo de malware chegue ao seu perfil ou ao seu computador, por isso evite clicar em qualquer link compartilhado que você desconheça a fonte, suspeite de mensagens, mesmo enviada por amigos, mas que seja de assuntos que este não costuma compartilhar, a curiosidade neste caso pode custar a sua privacidade.

Publicidade

Comente