Documento indispensável nos dias de hoje, a Carteira Nacional de Habilitação permite aos motoristas qualificados através de exame a condução de veículos. Entretanto, é sempre importante ficar atento a validade do documento, o que implica na necessidade de repetir os exames, além dos problemas de dirigir com documentos irregulares. saiba como renovar sua carteira de motorista:

Como renovar a carteira de motorista?

A Habilitação possui uma data de validade definida: O documento é válido por 5 anos para as pessoas com idade entre 18 e 65 anos e a cada 3 anos para maiores de 65 anos. Para renovar a carteira de motorista, é necessário que você se dirija até o Detran onde a carteira de motorista foi expedida originalmente.

Para realizar a renovação da carteira de motorista, você deve levar até o Detran: RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação original, cópia de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, entre outros) e uma foto 3×4 recente e com fundo branco,

Também é exigido o formulário do Renach, onde estarão indicados os resultados dos exames médicos, resultado positivo da prova de direção defensiva e primeiros socorros, item obrigatório apenas para os motoristas que tiraram a CNH antes de 21/11/99. Além disso, em Detrans de algumas regiões pode ser necessário apresentar uma comprovação de trabalho ou da classe profissional que exerce.

Ao realizar a renovação, você será mais uma vez submetida ao exame de aptidão física e mental. É necessário também a participação de um curso de atualização específico para a renovação da CNH, em locais recomendados pelo próprio Detran em sua cidade. O valor da taxa varia de acordo com a região do país.

Receba mais sobre "Como renovar a carteira de motorista?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário