Como renovar o passaporte

O procedimento para renovar o passaporte pode ser feito pela internet, mas é bastante burocrático.

Na página inicial do site da Polícia Federal, você deve escolher “requerer passaporte” na caixa de diálogo “eu quero”. O site irá informar o que é necessário para a reemissão.

Para renovar o passaporte, é preciso preencher um formulário com dados pessoais, documentos e informar o local de atendimento (um posto da PF). Não se esqueça de imprimir seu protocolo e o boleto da taxa, que deve ser paga antes da data agendada. Não é preciso levar fotos; elas serão providenciadas no local agendado.

Publicidade

A Polícia Federal esclarece que não há renovação nem prorrogação do documento; se o seu expirou ou está prestes a expirar, você terá que apresentar todos os documentos exigidos no momento da emissão. São eles:

• carteira de identidade expedida por secretária de segurança pública (ou seus equivalentes emitidos por órgãos públicos, de classe ou comando militar, desde que tenham validade nacional e informem os dados do emitente da identidade civil);

Publicidade

• CPF (do requerente ou pais, no caso de menores de idade);

• passaporte anterior;

• carteira de habilitação;

• título de eleitor e comprovantes da última votação (ou a justificativa na seção eleitoral);

• documentação de quitação com o serviço militar, para homens entre 19 e 45 anos;

• carteira de trabalho e previdência social;

• certificado de naturalização, para os não nascidos no país que tenham recebido a cidadania brasileira;

• comprovante de pagamento da taxa de emissão (atualmente, 156 reais).

Caso o seu nome tenha sido alterado em função de casamento ou divórcio, é preciso apresentar a certidão de casamento atualizada com as anotações da mudança.

Se o passaporte for emitido para um menor de 18 anos, é exigida a autorização de ambos os pais ou representante legal. Em caso de morte, é preciso apresentar a certidão de óbito. Na retirada do documento, o menor deve estar presente, com seus pais (na ausência de um deles, é preciso apresentar procuração ou formulário próprio, com a assinatura do genitor reconhecida em cartório). Se o menor for viajar sem o pai e/ou a mãe, é preciso autorização dos mesmos para que ele possa embarcar. A criança menor de 12 anos pode apresentar a certidão de nascimento, em lugar de carteira de identidade.

Você pode consultar o andamento do seu pedido usando a mesma caixa “eu quero”.

No Brasil, o passaporte válido é o azul, emitido desde 2007, que tem 16 itens de segurança, para dificultar falsificações. Mas se você tem o passaporte verde, pode usá-lo tranquilamente. Mas verifique a data de validade. Como os passaporte são válidos por até cinco anos, é mais que provável que os verdes estejam às vésperas de expirar.

Publicidade

01 Comentário

  • gostaria de saber como renovar o passaporte e quais documento é necessario..eu moro na italia…

Comente