Como reutilizar a borra do café

Você sabia que o café tem outras utilidades além daquela que você mais conhece? Leia o texto abaixo e aprenda a reutilizar a borra do café.

Nada como saborear um café cheiroso e quentinho. E o melhor de tudo é que você pode reaproveitar a borra do café para fazer economia. Só para você ter uma ideia, ela pode ser usada no lugar do sabão, além de ser desodorizante e inseticida. Confira as dicas para reutilizar o pó do café:

como-reutilizar-borra-cafe

Publicidade

LIMPEZA DOMÉSTICA

Coloque a borra do café em um pote de margarina tampado e cheio de furinhos na prateleira da sua geladeira. Ele irá neutralizar aqueles odores mais fortes que tanto irritam você.

Sabe quando o gatinho faz xixi onde não deve? Esse problema está resolvido a partir de agora. Ponha o pó do café em um pratinho no local que ele costuma urinar. Substitua uma vez por semana. Você pode fazer isso também no jardim.

Quando o encanamento começar a exalar um odor desagradável, faça o seguinte procedimento: jogue meia xícara de borra no ralo e espere 15 a 20 minutos. Após esse tempo, ponha 5 xícaras de chá de água fervente no mesmo lugar. É recomendável fazer isso uma vez por semana.

Publicidade

Deixe sua pia com uma aparência de nova fazendo uma mistura de café com sabão em pó. Esfregue com uma bucha e enxágue. O resultado aparece na hora.

Misturando borra e água você consegue tirar aquelas manchas complicadas que ficam grudadas nos utensílios e os restos de comida das panelas. Basta esfregar com uma escova de cerdas firmes. O efeito é ótimo, pois a mistura é abrasiva e ácida.

JARDIM

A dengue é uma ameaça presente. Quem tem plantinhas em casa pode salpicar a borra do café naqueles locais onde a água acumula. A cafeína tem o poder de matar os ovos do Aedes Aegypti, por isso se valha desse artifício. Outra medida é misturar uma parte do pó do café para cinco de areia e pôr no pratinho dos vasos. Faça a troca uma vez por semana.

O café é um ótimo fertilizante por ser rico em nitrogênio, portanto use-o nas suas plantas para deixá-las mais resistentes e viçosas. Faça isso a cada quatro meses.

Ponha um pouquinho de borra no vaso misturado com a terra ou jogue por sobre as plantas do seu jardim. O café também é um excelente protetor contra os fungos. Para afastá-los, misture uma parte da borra com 10 partes de terra.

Formiga é uma praga e todo mundo sabe disso. O que muita gente não sabe é que o café acaba com elas. Coloque o pó na trilha ou jogue na terra das plantas.

USO GERAL

Mãos macias e sem cheiro de cebola e alho podem ser conquistadas esfregando um pouco de café. Lave em seguida.

Café pode ser um poderoso esfoliante. Anote a receita: misture borra de café, óleo de coco e um pouco de açúcar mascavo. Com o creme faça massagens no corpo suavemente durante o seu banho.

Faça saches de café. Ponha a borra seca dentro de um tecido fino e costure bem. Coloque em armários e em sapatos com chulé.

Reaproveite o pó do café e economize bem mais.

Publicidade

Comente