Como saber a hora de trocar de profissão

Infeliz no trabalho? Talvez a saída seja trocar de profissão.

É muito comum chegar um momento das nossas vidas em que bate aquele desanimo para encarar mais um dia de trabalho. Em alguns casos pode ser somente uma fase. Em outras, no entanto, a coisa vai mais além e a sensação de frustração parece não ter mais fim. Ansiedade, angústia e dor de estômago podem ser sintomas de que algo não vai bem no caminho escolhido. Mas como saber o momento de trocar de profissão?

como-saber-hora-troca-profissao

Publicidade

Bem, em primeiro lugar, ninguém deve sair chutando o balde e deixar o emprego com uma mão na frente e outra atrás, sem ter a mínima ideia do que irá fazer em seguida. Antes de qualquer coisa, faça uma análise do que o está incomodando, o emprego ou a profissão. Se realmente você chegar à conclusão que o negócio é partir para outra, então ouse para não se arrepender mais tarde. Siga as dicas e veja a melhor maneira de você ser feliz em uma nova atividade:

AUTOCONHECIMENTO

Caso você ainda esteja meio sem rumo, não se desespere. Pegue caneta e papel e liste todos os seus talentos, mesmos os que parecem mais insignificantes. Testes vocacionais não são feitos apenas para os jovens. Procure orientação neste sentido e você pode descobrir coisas bem interessantes. Aos poucos você irá poder identificar quais áreas podem lhe trazer mais satisfação.

MUITO PLANEJAMENTO

Se você largar o emprego sem ter a menor noção por onde deve começar, as chances de fracasso e arrependimento serão enormes. Por isto, pense bem. Elabore um plano de ação onde constem as etapas que você precisa passar e as metas que pretende alcançar. Faça tudo no seu tempo, com calma e de cabeça fria. A pressa pode acabar com seus sonhos. A dica é analisar todos os riscos.

Publicidade

MERCADO PROFISSIONAL

Ao mudar de profissão você pode se sentir perdido. Passe a conversar com pessoas da área, crie uma nova rede de contatos e nunca se esqueça de ter um cartão de apresentação à mão. Quem não é visto também não é lembrado.

CAPACITAÇÃO

Começar do zero é difícil, então capacite-se! Quanto mais seminários, congressos, workshops e cursos de aperfeiçoamento você fizer, mais seu currículo será valorizado. E são justamente nestes lugares que novas amizades se formam e oportunidades aparecem.

PÉ DE MEIA

O recomeço nunca é fácil. Ao ingressar em uma nova área certamente você perderá um pouco do antigo status e ocupe cargos inferiores ao anterior. Para o orçamento não ficar muito apertado, economize antes. Uma poupança bem feita irá lhe ajudar a pagar as contas até você se estabilizar na nova área.

Publicidade

Comente