Muitas pessoas adotam cães que já tem um certo tamanho, mas não sabem quantos anos ele tem de verdade. Alguns acreditam que a proporção de envelhecimento de um cão é de 7 anos para 1 ano de calendário. Porém, saber calcular a idade do seu cão pode ser um pouco mais complexo do que isso.

Como saber a idade de um cão?

Existe uma diferença de proporção dos anos de um cão em relação ao ano do calendário das pessoas, mas cada raça tem uma proporção diferenciada em relação às demais. Além disso, essa proporção se torna é mais rápida durante os 2 primeiros anos de vida do cão.

O tamanho do cão influi também na forma como o tempo passa para ele, então podemos definir uma relação de 5 anos para 1 para as raças pequenas e médias e para os cães de grande porte uma relação de 7 anos para 1. As raças de cães de porte gigante tem mais ou menos uma proporção de 7 anos para 1.

Para descobrir a idade do seu cão você pode usar alguns macetes como esses:

Olhe os dentes – Um cão tem os dentes permanentes por volta do sétimo mês de idade. Isso significa que se o cão que você tem possui dentes brancos, brilhantes e limpos quer dizer que ele tem por volta de um ano. Se o cão estiver com os dentes amarelados indica que tem uma idade que fica entre 2 e 3 anos. Presença de tártaro indica que o cão está numa idade entre 3 e 5 anos. Os animais que apresentem dentes mais desgastados estão numa idade mais avançada.

Verifique os pelos – A pelagem mais macia e fina indica um cão mais jovem. Os pelos mais grossos, ásperos e oleosos indica um cão mais velho. Alguns cães como o ser humano, podem apresentar pelos grisalhos ao redor do focinho.

Veja os olhos – Se o cãozinho tiver olhos brilhantes e claros significa que ele é jovem. Quando o cão vai envelhecendo os seus olhos vão ficando mais nebulosos e opacos.
Dê uma olhada na tabela para começar o calculo da idade do seu cão.

Receba mais sobre "Como saber a idade de um cão?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário

  • Vanuza says:
    Olá! achei um cachorrinho poodle,meu filho de 03 anos se encantou por ele,quando o achei estava muito sujo,então mandei para o pet shop para manho e tosa,aparentemente ele ja estava tosado.
    pois então agora ñ sei o que fazer ,com vacina e o tipo de rasão adequada para a idade pois ñ sei que idade ele tem e nem faço idéia,ele tem os dentes bm barnco e brilhantes mas tem tartaro em um dente do fundo dos dois lados da boca tirei um pouco desse tartaro e a região ficou amarela.


Faça um Comentário