Como saber quais exames médicos devemos fazer regularmente

Saiba quais os exames médicos todos nós devemos fazer para prevenção de doenças.

Todo cuidado com nossa saúde é pouco. Além do Papanicolau e da mamografia, há outros exames determinantes para a prevenção de doenças. Um simples exame de sangue tem muito a dizer. Confira abaixo quais os exames que você deve pedir ao seu médico:

Publicidade

ELETROCARDIOGRAMA

Saber como anda o coração é fundamental. O eletrocardiograma é um exame simples e rápido e precisa ser feito já a partir da adolescência ou se o paciente acusar dores fortes no peito que se espalham pelos braços.

HEMOGRAMA

O hemograma é um exame de sangue que também deve ser feito pelo menos uma vez ao ano. A anemia é detectada por este exame. Fraqueza e desânimo são sintomas comuns desta doença. Procure seu médico e faça este exame imediatamente.

COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES E TRIGLICÉRIDES

Através deste exame de sangue é possível prevenir doenças como infarto e AVC. Faça a partir dos 20 anos e peça orientação ao seu médico se as taxas estiverem fora dos índices de referência. Doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte entre homens e mulheres, por isto a importância de fazer o controle anualmente.

Publicidade

GLICEMIA

É o exame de sangue responsável por detectar se as taxas de açúcar no sangue estão elevadas, ou seja, se a pessoa está em vias de ter diabetes ou se já é portadora deste mal. Diabetes é uma doença grave que se não for controlada pode matar. Doces, pães e massas são alguns dos alimentos que os diabéticos devem evitar.

TSH, T3 E T4

Quando há dúvidas se a tireoide não está funcionando direito, o médico irá solicitar os exames de sangue TSH, T3 e T4. Qualquer disfunção nesta importante glândula do nosso organismo pode fazer com que você engorde ou emagreça sem motivo e rapidamente. Mas não se preocupe. Há tratamento para distúrbios na tireoide.

HEPATITE C

Cuidado se você já passou por transfusões de sangue, compartilha dos mesmos acessórios da manicure ou costuma lidar com instrumentos mal esterilizados e que possam conter sangue contaminado. Todas as pessoas devem fazer este exame de sangue, pois a hepatite C é uma doença silenciosa que pode comprometer o funcionamento do fígado.

SANGUE OCULTO NAS FEZES

Sempre que você suspeitar de algo estranho ou a partir dos 50 anos peça para seu médico lhe receitar este exame. É através dele que é diagnosticado o câncer do intestino e outras doenças.

DENSITOMETRIA ÓSSEA

A mulher que está próximo da menopausa deve fazer este exame para detectar como anda a saúde óssea. O desgaste vai ocorrendo à medida que envelhecemos e qualquer queda ou movimento mais forte pode quebrar o osso. Se você ainda está longe da menopausa previna-se fazendo exercícios físicos e colocando mais cálcio no cardápio, como leite, derivados e verduras verde-escuras.

RAIO X DE PULMÃO

Quem fuma deve obrigatoriamente fazer este exame, ainda mais quando estiver com tosse frequente. Através dele são diagnosticados alterações causadas pelo cigarro, inclusive o temível câncer do pulmão.

ULTRASSONOGRAFIA

As mais solicitadas pelos médicos são a abdominal, tireoide e transvaginal. São exames que devem ser feitos anualmente e são capazes de detectar tumores, cálculos renais ou biliares e outras doenças.

CAMPO VISUAL E RETINOGRAFIA

O glaucoma é uma doença silenciosa. Ela não apresenta sintomas e pode levar à perda da visão aos poucos. Por isto a importância de fazer o exame de campo visual e retinografia ao menos uma vez por ano. Quem tem parente com glaucoma deve avisar o especialista.

Publicidade

Comente