Como saber quais os alimentos que mais fazem mal para a saúde

Muitas gostosuras fazem um tremendo mal para a saúde. Confira quais são elas.

Atualmente as pessoas estão bem mais preocupadas com a qualidade dos alimentos que colocam nos seus pratos. Embora haja uma maior consciência sobre isto, é comum darmos uma escapadela ou simplesmente não desconhecer o quão fazem mal certos alimentos que consumimos com frequência. Quer saber quais são eles? Confira abaixo a lista dos mais perigosos para a sua saúde e da sua família:

Publicidade

1º SORVETE

Como resistir a esta delícia? No verão ele é campeão de vendas, mas a sua massa possui altíssimos níveis de açúcar e gorduras trans, transformando o sorvete em uma ameaça potencial à saúde das pessoas. Seu consumo frequente aumenta o risco de infarto e derrames cerebrais. Composto também por aromatizantes e corantes, o sorvete pode causar ainda prejuízos ao cérebro e ao sistema nervoso. Mas você não precisa passar todo o verão sem ele. A opção mais saudável é o picolé de palito de frutas. Experimente os lights e o frozen iogurte.

2º COMIDA PRONTA CONGELADA

Quebra-galho de muita gente, a comida pronta que você descongela no micro-ondas vem rica em gordura saturada e sódio. Os riscos são colesterol alto e pressão alta. Deixe a preguiça de lado e invista na comida caseira com temperos naturais.

3º EMBUTIDOS

Quem não gosta de rechear sanduíches com mortadela, presunto e salame? Sem dúvida o pão fica uma maravilha, mas em compensação o teor de gordura saturada é grande. O resultado do consumo frequente são problemas do coração. E não para por aí. Estes produtos são cheios de sódio e corantes que favorecem a elevação da pressão arterial, podem causar alergias e problemas no estômago. Para completar o pacote, os conservantes contidos nestes alimentos também podem causar câncer. Que tal trocar por peito de peru? Seu sanduíche irá ficar saudável e bem mais saboroso.

Publicidade

4º CALDOS E TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS

Eles deixam a comida uma delícia, porém são compostos por substâncias como o glutamato monossódico. Especialistas garantem que o consumo frequente pode favorecer o surgimento de doenças como mal de Parkinson, Alzheimer e câncer. Além disso, caldos e temperos industrializados contém muito sódio, aumentando as chances de desenvolver hipertensão em que não tem ou piorando o quadro daqueles que já sofrem com ela. Faça uma troca inteligente e use ervas e temperos naturais como salsinha, manjericão, pimenta e coentro.

5º BISCOITOS RECHEADOS

É difícil passar sem eles, mas infelizmente a notícia não é boa. Estes deliciosos biscoitos são ricos em açúcar e gordura saturada. Por causa disso, os riscos de colesterol ruim elevado e diabete aumentam. Para piorar o quadro, os aditivos que colorem os biscoitos e se tornam um atrativo a mais para a criançada estão relacionados a casos de hiperatividade e ao déficit de atenção. Ao invés de se empanturrar de biscoitos recheados, experimente consumir biscoitos caseiros ou integrais, igualmente gostosos.

6º REFRIGERANTE

Péssimo para a saúde, é raro um aniversário ou festa em que o refrigerante não faça parte. É quase o convidado principal. Porém, evite o máximo possível seu consumo. O açúcar contido na bebida provoca aumento de peso e eleva o risco de diabetes. O refrigerante é ácido e pode provocar danos aos rins. Para você ter uma ideia, é preciso cerca de 30 copos de água para neutralizar os efeitos. Quem adora os refrigerantes versão “cola” deve ter mais atenção ainda. Eles possuem fosfato, acarretando com isto a liberação de cálcio e o desenvolvimento de osteoporose e cáries. Tentar se livrar do vício do refrigerante pode ser difícil no início, por isto vá alternando com água de coco e sucos naturais. E nunca se esqueça de beber água.

7º BATATA FRITA

Quem não curte batatas fritas? Se você não vive sem, tome cuidado a partir de agora. Ela é uma grande fonte de gordura trans e por este motivo causa danos ao coração. É também fonte de acrilamida, substância cancerígena que se forma quando a batata é preparada em alta temperatura. O óleo tende a ficar rançoso e por isso afetar seu coração, provocar câncer e artrite. Uma alternativa bem saudável é cortar a batata como chips, temperar com alecrim e azeite e pôr no forno. Quem não suporta viver longe da batata frita use a versão limpa do óleo, ou seja, não o reutilize nunca.

8º MARGARINA

Imagina não passar margarina no pão? Parece que há algo faltando, não é mesmo? Infelizmente a verdade é que a margarina possui muita gordura trans, favorecendo o aumento da gordura abdominal, elevação do colesterol ruim, sem falar nos riscos de danos ao coração. Para deixar sua margarina mais saudável veja que receitinha deliciosa você pode fazer: misture a mesma quantidade de azeite de oliva extravirgem e margarina e passe no pão. O gosto é bem saboroso. Experimente também a pasta de soja.

9º AÇÚCAR

Precisa falar muita coisa? Todo mundo sabe que o seu consumo não faz nada bem para a saúde. A versão refinada é repleta de calorias e o risco de aumento de peso, diabetes e hipertensão é grande. Use o açúcar mascavo como alternativa.
Invista na qualidade de vida e viva mais.

 

Publicidade

Comente